Educadores do campo iniciam especialização na Fiocruz

 

Da Página do MST

 

Da Página do MST

Um curso de especialização latu-senso “Trabalho, Educação e Movimentos Sociais” teve início na segunda-feira com o objetivo de dar continuidade ao processo de formação dos educadores e educadoras que atuam na Educação do Campo em áreas de Reforma Agrária.

Por meio de parceria entre MST, Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), Pronera, Incra e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), da Fiocruz, 60 educadores da Reforma Agrária de 20 estados do Brasil compõem a primeira turma.

Na abertura do curso, os professores Demerval Saviani e Célia Vendramini realizaram a conferência “Trabalho, Educação e Movimentos Sociais” (na foto).

Realizado em regime de alternância, a primeira etapa do tempo-escola se estenderá até o dia 25 de junho, quando será seguido o tempo-comunidade até outubro de 2011.

Sob a coordenação do MST, da professora Virginia Fontes e do professor Paulo Alentejano, o curso visa a consolidação de conhecimentos acerca do método e da teoria crítica e o desenvolvimento da capacidade de compreensão da realidade, sobretudo no que diz respeito aos problemas da educação.

Na abertura das atividades, foi lançado o vídeo do 13º Encontro Estadual dos Sem Terrinha do Rio de Janeiro ocorrido na ESPJV/FIOCRUZ em outubro de 2010.

Em seguida, foi composta uma mesa de abertura com representantes da Fiocruz, MST e Incra. O evento contou com a presença de amigos do MST, professores, funcionários e estudantes da Fiocruz que lotaram o auditório.