Via Campesina promove coletiva de imprensa nesta segunda-feira em Brasília

 

Da Página do MST

 

Da Página do MST

 
Na manhã desta segunda-feira (22/08), a Via Campesina realiza coletiva de imprensa com os representantes dos movimentos sociais para falar sobre o Acampamento Nacional, que será realizado em Brasília a partir desta data, e da Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária que acontece em todo o Brasil, na terça-feira (23/08).

As mobilizações trazem em sua luta quatro pautas básicas: o assentamento imediato das 60 mil famílias acampadas; a recomposição do orçamento do Incra para obtenção de terras – cujos R$ 530 milhões para desapropriações no ano já foram executados; a renegociação das dívidas da agricultura familiar, composta em R$ 30 bilhões, e contra o fechamento das mais de 24 mil escolas no campo nos últimos oito anos.

Quatro mil trabalhadores rurais farão manifestações em Brasília ao longo de toda semana, incluindo o ato unificado, na quarta-feira (24/08), com outras entidades e organizações, como as centrais sindicais, servidores públicos, estudantes, petroleiros, dentre outros. Serão mais de 15 mil trabalhadores exigindo a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem diminuição salarial, a garantia de que 10% do PIB nacional e 50% de toda renda do petróleo do pré-sal sejam destinados à educação, e a efetiva realização da Reforma Agrária.

A Via Campesina é uma articulação internacional de movimentos sociais camponeses. No Brasil, é integrado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento dos Pescadores e Pescadoras, Quilombolas, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), Conselho Indigenista Missionário (CIMI), além do Sindicato dos Trabalhadores da EMBRAPA (Sinpaf), da Federação dos Estudantes de Agronomia e da Associação Brasileira dos Estudantes de Engenharia Florestal.

Coletiva de Imprensa

Local: Estacionamento do Ginásio Nilson Nelson/   Tenda da Cultura.

Dia: 22/08/2011

Horário: 11:00
 

(Foto: João Zinclar)