Seminário discute produção nos assentamentos e alimentação escolar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Vanessa Ramos
Da Página do MST

Preocupados com o padrão da alimentação brasileira, principalmente com o tipo de alimento oferecido nas escolas rurais, o MST e a Universidade de Brasília (UNB), por intermédio do Núcleo de Estudos Agrários (Neagri), realizaram o 1º Seminário das Cooperativas de Reforma Agrária do MST, entre 3 e 6 de outubro.

O encontro foi realizado na Escola Nacional Florestan Fernandes (Enff), em Guararema, em São Paulo. Cerca de 200 coordenadores de cooperativas e experiências de produção nos assentamentos participaram do evento, além de especialistas, como o economista e professor da Universidade de Brasília Newlton Gomes, e o gerente de operações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) Eduardo Dumont.
 
O evento discutiu o papel e, sobretudo, os desafios, das cooperativas do MST na construção de um padrão alimentar de qualidade para o povo brasileiro, além de avaliar os limites e as potencialidades do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Para Antônio Miranda, do Setor de Produção do MST, o seminário atingiu as expectativas e contribuiu para estimular a produção agrícola familiar. Segundo ele, a partir dessa atividade, outros seminários serão organizados. “A ideia agora é fazer esses encontros regionalmente”, informou.

Durante o evento, os participantes também puderam participar de oficinas sobre a organização do assentamento para entrar no PAA e o Pnae, sobre alimentação nas escolas dos assentamentos e sobre a relação com os governos municipais e conselhos.