MST ocupa pátio da secretaria de Educação da Bahia por escolas do campo


Por Leandro Carrasco
Da Página do MST

Por Leandro Carrasco
Da Página do MST

O MST na Bahia realiza na semana do Dia das Crianças, em Salvador, uma jornada pedagógica estadual contra o fechamento e pela construção de novas escolas no campo.

A jornada mobiliza 1300 jovens e professores, que ocupam desde segunda-feira o pátio da Secretária de Educação da Bahia, em Salvador, onde realizam atividades pedagógicas.

O protesto é uma forma de pressionar as autoridades a assumirem compromissos para construção de escolas nas áreas de Reforma Agrária.

Foram promovidos seminários sobre a situação da educação do campo, que denunciaram o fechamentos de 24 mil escolas no campo nos últimos oito anos em todo o Brasil.

Só na Bahia foram fechadas quatro mil escolas, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep).

As negociações ainda estão em andamento, mas alguns pontos já foram conquistados. “O governo definiu um cronograma com prazos para as construções das escolas, que foi passado à Secretaria Estadual, além de criada uma comissão de diálogo permanente”, disse a integrante da Coordenação Nacional do MST, Elizabeth Rocha.

Jornada

Na terça-feira, aconteceu audiência pública, no auditório do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), com representantes do governo estadual, da Secretaria da Educação e de universidades, para discutir a construção de novas escolas em áreas de assentamentos.

A educadora Nita Freire, que participou de seminário sobre educação promovido no acampamento, descreveu a trajetória do seu companheiro Paulo Freire e a construção do método pedagógico baseado na emancipação do ser humano.

O pátio da secretaria deve continuar ocupado até o fim das negociações, que prosseguem até o final desta semana.