Jornada de Lutas inicia com ocupação na região do Alto Paranaíba, em Minas Gerais


Da Página do MST


Da Página do MST

Trabalhadores rurais do MST da região do Alto Paranaíba (MG) já começaram a traçar a a Jornada de Lutas pela Reforma Agrária do mês abril com mais uma ocupação de um latifúndio.

Neste último domingo (01), cerca de 40 famílias de Sem Terra ligadas ao MST ocuparam a fazenda Palmeiras no município de Carmo do Paranaíba. A fazenda pertence à massa solvente Ofir de Castro.

A área de 120 hectares faz parte de um conglomerado de outras quatro propriedades dessa mesma massa solvente, que juntas totalizam cerca de 800 hectares. Atualmente, por volta de 150 famílias do Movimento ocupam quatro das cinco áreas pertencentes ao grupo, em que todas são reivindicadas para fins de Reforma Agrária.

Além da pressão ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) pela desapropriação da área para assentar as famílias que ali se encontram, o MST também ocupa a fazenda em gesto de solidariedade aos três companheiros (a) tombados há alguns dias na região do Triângulo Mineiro.

A ocupação faz parte da Jornada Nacional de Lutas do MST no mês de abril, relembrando a morte dos 19 companheiros (as) mortos em 1996 na cidade de Eldorado dos Carajás, no estado do Pará, cujos responsáveis pelo massacre ainda estão impunes.