Educadores do MST se reúnem para discutir educação no campo na Bahia


Por Wesley Lima
Da Página do MST

 


Por Wesley Lima
Da Página do MST

 

O MST realizou o 13° Encontro Regional de Educadores e Educadoras Sem Terra, no município de Igrapiúna (BA), entre os dias 8, 9 e 10 de agosto. Reuniram-se cerca de 100 pessoas que atuam nas escolas dos assentamentos e acampamentos no Baixo Sul baiano.

O encontro propõe a criação de um espaço que possibilite o debate e a construção de uma educação do campo, em que o educando se enxergue nas metodologias aplicadas em sala, sendo indispensável o estudo sobre as propostas pedagógicas do MST para as escolas.

Esta iniciativa partiu do Setor de Educação Regional que reuni seus educadores anualmente. Neste ano, o encontro contou com a contribuição de alguns professores da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) que apoiam e simpatizam com a proposta educacional do MST.

Rosiane Costa, professora da UNEB, fez uma análise da conjuntura educacional no baixo sul do estado. Como proposta metodológica ela diz que “não devemos nos delimitar aquilo que está somente nos livros. Mas, fazer com que o conhecimento adquirido na terra, no dia a dia, seja abordado”, refletiu.

Continuando com o debate, Roseane Rios, coordenadora do setor estadual de educação do MST, ao falar sobre a educação do campo no baixo sul, afirma que “para construirmos uma educação do campo, precisamos nos mobilizar e estudar para enfrentarmos a tarefa de emancipar o ser humano”, e concluiu dizendo que “a formação de educadores é fundamental para isto”.

O que não poderia ficar de fora são os estudos detalhados sobre os objetivos criados pelo Setor Nacional de Educação para as escolas no campo. Esses estudos foram dirigidos em pequenos grupos que possibilitaram, de acordo com Maira Souza, educadora do MST, maior discernimento da questão em debate.

Um dos momentos marcantes no encontro foi a socialização das atividades curriculares realizadas nas escolas do MST. Neste processo, os educadores conheceram outras realidades e algumas propostas de atividades que possam ser usadas em suas respectivas localidades.

Finalizando o encontro, Solange da Silva, Coordenadora do Setor Estadual de Educação, falou sobre os desafios enfrentados pelas escolas do campo e como realizar trabalho de base de preparação para o VI Congresso Nacional do MST.

Desta forma, os educadores planejam ações pedagógicas que aglomere o Congresso Nacional e se organizam metodologicamente para este semestre escolar.