MST inaugura página para as crianças Sem Terrinha

 

Da Página do MST

 

Da Página do MST

O MST lança hoje sua página voltada para as crianças Sem Terrinha. Elaborada coletivamente pelos setores de Educação, Cultura, Comunicação e Juventude do movimento, a página tem o objetivo de informar, educar e divertir as crianças Sem Terrinha por meio de notícias, histórias, vídeos, músicas e jogos.

De acordo com Maria Cristina Vargas, do setor de educação do MST, “A página é um espaço onde as crianças podem encontrar o debate político da luta pelo campo em uma linguagem que esteja de acordo com sua compreensão. Assim como o adulto, a criança é integrante de todo o processo do movimento, e não pensamos nela apenas como continuidade do MST, mas sim nas suas necessidades concretas de entender a realidade em que vivem hoje”.

A construção da página se insere no debate de melhores condições de estrutura e educação nos assentamentos. Para Cristina, “sabemos que nem todos os assentamentos tem acesso à internet ainda, mas isso é parte da nossa luta: fazer com que os assentamentos tenham escolas, e que essas escolas estejam equipadas com a estrutura necessária para a formação de qualidade das crianças”.

Além de sessões para as crianças, a página dos Sem Terrinha tem espaços para os educadores, nos quais documentos, textos de formação e dicas de trabalho com as crianças serão disponibilizados, com o objetivo de capacitar esses profissionais.

Mas o maior desafio, segundo Cristina, vai ser transformar a página Sem Terrinha em um espaço construído também pelas crianças, que podem enviar desenhos, cartas, histórias e notícias para serem divulgadas. “Queremos que as crianças enviem suas produções, como também questões do cotidiano das comunidades onde elas vivem. Quem sabe não podemos ter repórteres Sem Terrinha, que façam matérias para a página?”

O endereço da página dos Sem Terrinha é http://www.mst.org.br/semterrinha/