Assentamento do MST no Piauí recebe estudantes do projeto Rondon

 

Por Marilene Nascimento
Da página do MST

 

Por Marilene Nascimento
Da página do MST

 
O assentamento Marrecas, no município de São João do Piauí (PI), recebeu nesse domingo (20/01) o projeto Rondon do Ministério da Defesa.Os rondonistas são estudantes universitários de diferentes estados do Brasil acompanhados por professores e por um militar do exército. As atividades desenvolvidas pela equipe foram: esportivas, ecológicas e sociais como, por exemplo, os direitos e deveres dos trabalhadores e meio ambiente. Crianças, adolescentes, jovens e adultos participaram das atividades.
 
A recepção aos estudantes universitários aconteceu na escola do assentamento onde os assentados deram as boas vindas e os estudantes se apresentaram. Em seguida o assentado Inácio José dos Santos contou a história do assentamento Marrecas, que é um marco histórico por ter sido a primeira ocupação de terra no estado do Piauí, nod dia 10 de junho de 1989. 
 
O objetivo do projeto Rondon é a troca de experiências. Segundo o estudante de engenharia ambiental Marxuel, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), os assentados deram uma aula para eles. Entre as comunidades visitadas no município até então, o assentamento do MST era o mais estruturado. “Se todas as pessoas do Brasil fossem como vocês, o Brasil seria muito melhor”, observa Marxuel.
 
No final das atividades, os assentados agradeceram a presença dos rondonistas no assentamento e entregaram-lhes, num momento místico, a bandeira do MST.  Adriana, professora que acompanha os estudantes, relembrou emocionada que ela, junto com os pais, já haviam participado da luta do MST no estado de Minas Gerais, e quando viu a luta do assentamento, relembrou o período.
 
Os rondonistas visitaram a horta da escola, a  agroindústria de processamento de frutas e o projeto da uva no assentamento. O projeto Rondon tem parceria com os prefeitos dos municípios e ficará na região sul do Piauí até o dia 25 de janeiro.