Saudamos os 30 anos de vida da CUT



Da Página do MST

O MST vem a público saudar a todos os sindicatos que fazem parte CUT e aos milhares de trabalhadores e trabalhadoras filiados, que construíram ao longo desses 30 anos a Central Única dos Trabalhadores.
 

Da Página do MST

O MST vem a público saudar a todos os sindicatos que fazem parte CUT e aos milhares de trabalhadores e trabalhadoras filiados, que construíram ao longo desses 30 anos a Central Única dos Trabalhadores.
 
Nascemos juntos com a retomada das lutas populares, contra a ditadura militar, e pelos direitos sociais da classe trabalhadora no campo e na cidade. Fomos frutos de um mesmo período histórico de ascenso das lutas de massas da sociedade brasileira na década de 80, por democracia, direitos sociais e reformas estruturais.

Graças a ofensiva da classe trabalhadora brasileira foi possível recuperar a democracia representativa, o direito de organização em centrais sindicais e partidos, as eleições diretas e a convocação de uma Assembleia Constituinte.

Em todos esses anos, a classe trabalhadora brasileira enfrentou muitas lutas, greves gerais, mobilizações, marchas a Brasília. Tivemos derrotas e vitórias. E em todo esse processo sempre a CUT esteve presente.

Os 30 anos de organização, resistência, lutas e conquistas da CUT representam um patrimônio da classe trabalhadora. Agora, enfrentamos novos desafios, econômicos, sociais e políticos com toda a sociedade brasileira.

A organização e mobilização da classe trabalhadora são fundamentais para enfrentar a ação do imperialismo por meio de suas empresas transnacionais e dos métodos de espionagem, que subjugam a soberania nacional; e o poder do capital financeiro sobre a economia brasileira e o controle das empresas privadas sobre o sistema político que financia e controla os parlamentares.

O nosso Movimento parabeniza a CUT por seus 30 anos e reafirma a disposição de lutar ao lado dos sindicatos pelas reformas estruturais, como a redução da jornada de trabalho, proibição das terceirizações, pelos direitos previdenciários, educação e saúde a todo o povo brasileiro do campo e da cidade, igualdade entre homens e mulheres, democratização dos meios de comunicação, com a compreensão de que a Reforma Agrária será resultado desse processo de mobilização.
 
São Paulo, 28 de agosto de 2013

SECRETARIA NACIONAL DO MST