Sem Terra ocupam Secretaria de Educação em Itaberá

 

Por Márcia Mara Ramos
Da Página do MST

 

 

Por Márcia Mara Ramos
Da Página do MST

 

Nesta segunda-feira (09/9) mulheres, crianças e jovens da Comunidade Sem Terra da Agrovila III do município Itaberá (SP) ocuparam a Secretaria Municipal de Educação, reivindicando a abertura imediata do Centro de Educação Infantil do Campo para o assentamento.
 
O assentamento, que completou 27 anos, sempre pautou na prefeitura de Itaberá a construção de escola e de um centro de educação Infantil. A reivindicação para a educação Infantil no assentamento é pautada no sentido de garantir um lugar educativo para as crianças de 0 a 5 anos, entendendo que educação de qualidade é um direito da criança.

O processo que resultou na ocupação da secretaria vem de várias reuniões da comunidade, de audiências com o prefeito e secretário de educação e de intimação da promotoria. Esse processo mostrou às mulheres a burocracia para a implantação do CEIM.
 
Por um dia os espaços da secretaria foram ocupados pelas crianças que brincaram, fizeram pinturas, cantaram, correram e colocaram os cartazes que elas mesmas prepararam junto com as mães e educadores. 
 
Uma comissão de mães foi atendida pelo secretário de educação Osny Antonio da Silveira, peleo advogado da prefeitura e coordenação pedagógica. Foi momento de muita conversa e de explicitação do descaso do poder público com o campo brasileiro.
 
A luta resultou na conquista da abertura de mais uma sala para educação infantil no assentamento para o mês de outubro e um documento oficial da Secretaria de Educação, se comprometendo em garantir o atendimento para a educação infantil de 0 a 5 anos no inicio letivo de 2014.