Juventude do campo e cidade discutem sua participação nas lutas populares

 

 

Por Wesley Lima
Da Página do MST

Planejar a participação da Juventude do campo e cidade nas diversas lutas populares é o que motivou cerca de 200 jovens a realizar neste ultimo final de semana (26/07 e 27/07) o 1º Seminário da Juventude, no município de Itanhém, no extremo sul da Bahia.

Dentro das diversas pautas discutidas no seminário, a juventude se propôs a fortalecer o debate em torno do Plebiscito Popular e a luta contra uso de agrotóxicos em todo o país.

De acordo com Luana Soares, participante do seminário, o encontro é uma maneira do MST  organizar e levantar a bandeira da Reforma Agrária e do protagonismo juvenil nesta luta no município e região.

Os jovens marcharam rumo ao centro de Itanhém, dialogando com a sociedade sobre o Plebiscito Popular e a importância de se haver uma constituinte exclusiva e soberana para reformar o sistema político.

Os dois dias de encontro foram marcados por debates relacionados à redução da maior idade penal, políticas públicas para a juventude, economia solidária e o direito a cultura, educação e lazer.

Enfatizando o processo de união entre a juventude do campo e da cidade a favor da luta popular, Jeanderson Souza, jovem militante do MST, acredita que “não podemos fazer lutas sozinhos, temos que ter uma base que nos apóie. Essa relação entre campo e cidade ainda é um desafio, por isso estamos nos aproximando. A luta se fortalece quando a sociedade levanta as bandeiras dos movimentos sociais”.

Avaliando todo o processo, Luana afirma que “precisamos avançar cada vez mais nos debates a cerca da luta popular e compreender que a educação é uma poderosa ferramenta de empoderamento político e social. Se a juventude estiver munida deste conhecimento, seremos capazes de realizar transformações significativas no conjunto da sociedade”.

O Seminário foi construído pela juventude Sem Terra e a Secretaria de Agricultura de Itanhém.