Sem Terra concluem curso de formação de militantes em Alagoas

O curso aconteceu em duas etapas, e trouxe aos militantes os desafios e os elementos fundamentais na construção e na luta pela Reforma Agrária Popular.

 

curso_formação_AL.jpg

Por Gustavo Marinho
Da Página do MST

Cerca de 40 Sem Terras de Alagoas concluíram, na semana passada, o Curso Básico de Formação Estadual do MST.

O curso aconteceu em duas etapas, e trouxe aos militantes os desafios e os elementos fundamentais na construção e na luta pela Reforma Agrária Popular.

Os Sem Terra puderam se aprofundar em diferentes temáticas, que iam desde a história e os princípios do MST até a atualidade da luta pela terra no Brasil.

Para Silvania Soares, da coordenação político pedagógica (CPP) do curso, o processo de formação é fundamental para o avanço da luta dos trabalhadores Sem Terra, e essa é uma marca nos 30 anos de história do MST.

“Para nós é fundamental que o nosso povo esteja estudando e se formando politicamente. Os ataques aos nossos direitos são constantes, e a nossa resposta deve vir à altura: com muita formação para potencializar cada vez mais as nossas lutas”, afirmou Silvania.

A cultura e a arte Sem Terra também estiveram presentes ao longo do curso. Em diversos momentos os militantes participaram de espaços de criações artísticas em seus diferentes modos de expressão: pintura, poesia, teatro, música…, todas as representações artísticas utilizadas como ferramentas de agitação e luta pela Reforma Agrária Popular.

Turma José Elenilson

A turma que contava com militantes de todas as regiões do estado levou o nome de José Elenilson, uma homenagem ao trabalhador rural Sem Terra assassinado com dois tiros na cabeça no ano de 2000, no município de Atalaia, Zona da Mata de Alagoas.

“Além da criatividade, do estudo e da camaradagem, essa turma também traz presente a memória dos trabalhadores e trabalhadoras assassinados pelas mãos do latifúndio, servindo de força para que nossa luta siga em frente pela Reforma Agrária Popular e pelo socialismo”, destacou Silvania.