Demanda por soja não transgênica está cada vez maior

Mesmo entre os fazendeiros de Mato Grosso, a demanda pela soja convencional está cada vez maior, ao se livrarem dos royalties das grandes empresas.

soja.jpg

Da Embrapa

No dia 27 de fevereiro, durante a Jornada Agrodinâmica, em Deciolandia, (MT) terá início a 5ª edição do Programa Soja Livre, cujo objetivo é garantir que os produtores rurais tenham acesso a sementes de soja convencionais com alto potencial produtivo e garantida competitividade em diferentes sistemas de produção. O Programa Soja Livre apresenta na safra 2014/2015 oito cultivares de soja convencional desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pela Tropical Melhoramento & Genética (TMG) para o Mato Grosso. 

De acordo com o coordenador do Programa Soja Livre, Rodrigo Brogin, pesquisador da Embrapa Soja, o sistema de produção de soja convencional, nos últimos anos, passou por grandes inovações. “Atualmente podemos afirmar que as cultivares convencionais são altamente produtivas e possuem características que atendem às diferentes demandas do produtor”, ressalta Brogin.

Segundo o coordenador do Programa, além do alto potencial produtivo, as sementes convencionais têm como diferencial estarem livres da taxa tecnológica cobrada pelos organismos geneticamente modificados (OGM´s). “Com a soja convencional, o produtor tem produtividade competitiva e ainda consegue negociar bonificações especiais nos mercados que preferem soja convencional. A rentabilidade por hectare plantando se torna um diferencial”, avalia Brogin. 

O portfólio de soja convencional do Programa Soja Livre é composto das seguintes cultivares: BRSMG 810C, BRS 8581, BRSMG 752S, BRS 7980, BRSMG 753C, BRS 8381, TMG 4182 e TMG 4185. As características agronômicas de cada uma delas pode ser consultada pelo site: www.sojalivre.com.br 

As cultivares convencionais do Programa Soja Livre serão demonstradas a campo nos seguintes eventos: 

– VI Jornada Técnica Agrodinâmica, em Deciolandia (MT), dia 27 de fevereiro. 
– Show Safra BR 163, em Lucas do Rio Verde (MT), de 24 a 27 de março. 
– Parecis Super Agro, Campo Novo do Parecis (MT), 12 a 15 de abril 

O Programa Soja Livre está sob a coordenação da (Embrapa) e da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja), com patrocínio da Caramuru, Aprosmat, Sementes Nova Fronteira, Sementes Ouro Verde, Sementes Quati e Celi Sementes. Participam também do Programa as empresas BS&A – Bolsa de Sementes e Agronegócios, Coodeagri – Cooperativa de Desenvolvimento Agrícola, Fundação Cerrados e Fundação Triângulo.