Belém sedia a 2° Feira da Reforma Agrária

Pelo segundo ano consecutivo a feira acontece na praça Mártires de Abril, local que se tornou referência para as atividades do movimento.

 

Por Carlinho Luz 
Da Página do MST

 

No último sábado (18), o MST do Pará realizou a  2° Feira da Reforma Agrária “Mamede Gomes”. Com o objetivo de escoar a produção das áreas do MST, especificamente para a população de Belém, a Feira mostrou que é possível produzir alimentos sem veneno, de origem agroecológica e orgânica.

 

O nome da Feira rende homenagem ao “seu Mamede”, militante assassinado em 2012 enquanto trabalhava em seu lote. “Seu Mamede” foi um dos principais defensores das práticas agroecológicas em áreas do MST e ajudou a criar o LAPO (Lote Agroecológico de Produção Orgânica), no assentamento Mártires de abril, distrito de Mosqueiro.



Produtos regionais como banana, farinha, milho, macaxeira, tucupi, maracujá, poupas de frutas, pupunha e coco foram comercializados a preços bem mais baratos que nas grandes redes de supermercados da capital paraense.

 

Para Raimundo Nonato Filho, morador do assentamento Abril Vermelho, “é possível trabalhar com produtos regionais que fortaleçam o camponês e a agricultura familiar para que continue trabalhando na terra e produzindo alimentos de qualidade e saudável”.

 

O MST participa da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida e a produção orgânica faz contra ponto ao agronegócio que utiliza muitos agrotóxicos nas lavouras e coloca o Brasil como o país número um do mundo em consumo de veneno, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.

Associando a luta pela terra com a prática da agroecologia, a agricultura em cooperação e em harmonia com a natureza, as famílias do MST apresentam para o país uma alternativa viável de produção de alimentos.

Dentre as áreas do Movimento que participaram, estão os assentamentos de Mosqueiro, Santa Luzia, Santa Izabel, Acará, Irituia, Capitão Poço, Castanhal, do grupo de carimbó Tamaruteua e de militantes da Frente de Resistência Popular Cleonice Vieira.