Em Brasília, Sem Terra ocupa Conab e reivindica ampliação de PAA e PNAE

O objetivo da mobilização é garantir o encaminhamento dos pagamentos atrasados e lançamento de novas contratações do PAA e PNAE.

 

20151021044130.jpg

Da Página do MST

Na manhã desta quarta-feira (21), o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra ocupa sede da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Brasília. 

O objetivo da mobilização é garantir o encaminhamento dos pagamentos atrasados e lançamento de novas contratações dos Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Além da destinação de mais recursos aos programas para garanti-los intactos.  

Segundo Alexandre Conceição, da coordenação nacional do MST, os programas tem potencial para avançar para outras áreas do país, porém, o governo precisa garantir a continuidade dos projetos de forma que se amplie também o acesso dos agricultores a estes programas. 

“Os programas PAA e PNAE tem possibilitado que os produtores rurais comercializem seus produtos, no entanto, precisamos também incidir no mercado convencional de alimentos para fazer frente às grandes empresas e ao agronegócio. E isso só é possível se houver um projeto estruturante que garanta a produção de alimentas saudáveis nos assentamentos e também subsidie o escoamento da mesma”, salienta Conceição.

Nesse sentido, o movimento discussão propõe a discussão  de um projeto estruturante para garantir a produção de alimento saudáveis nos assentamentos de forma integrada entre a CONAB, MDS, MDA e INCRA. E reivindica ainda uma resposta concreta com relação às 124 mil cestas básicas para as famílias acampadas de todo Brasil.