Seguranças armados rondam acampamento do MST no Pará

A situação de conflito no local vem aumentado desde que a ação de reintegração de posse foi julgada e negada em 2014. Na época foi comprovada que a área pertence à União.

RCO_7830.JPG

 

Da Página do MST 

Há algumas semanas homens fortemente armados em dois carros sem identificação rondam o acampamento Quintino Lira em Santa Luzia, (PA).

Temendo por sua segurança os Sem Terra fecharam o ramal do Pirocau, acionaram a delegacia do município e a ouvidoria agrária. Até o momento nenhum representante dos respectivos órgãos esteve no local.

As famílias prometem manter  o ramal fechado até que as autoridades tomem providências em relação às constantes ameaças dirigidas ao Sem Terra. 

 

Histórico 

A Fazenda Cambará é gerenciada por Marcos Bengtson, filho de Josué Bengtson. O fazendeiro é réu no processo que apura a morte do trabalhador rural José Valmeristo Soares (o Caribé), assassinado em setembro de 2010.

A situação de conflito vem aumentado desde que a ação de reintegração de posse foi julgada e negada em 2014. Na época foi comprovada que a área pertence à União.

Após a comprovação, o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) realizou vistoria na área. Dias depois, a demarcação feita pelo órgão foi destruída a mando do fazendeiro.

Josué Bengtson também é um dos principais envolvidos na Máfia dos Sanguessugas, conhecida como máfia das ambulâncias, escândalo de corrupção que veio à tona em 2006 ao descobrir uma quadrilha que desviava dinheiro público destinado à compra de ambulâncias.