MST na Bahia lamenta o falecimento do militante Pedro Ribeiro

"Solidarizamo-nos com seus familiares e repudiamos toda forma opressão sofrida contra os trabalhadores que lutam por dias melhores"

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia

Em nota, o MST no estado da Bahia lamenta o falecimento do militante Pedro Ribeiro, que aconteceu na tarde dessa quinta-feira (09), em sua residência, no Assentamento Lagoa Nova, localizado no município de Wagner, na Chapada Diamantina. O velório está acontecendo no assentamento e o enterro está previsto às 15 horas desta sexta-feira (10).

Confira abaixo a nota:

“Um povo não se mata
como não se mata o mar
sonho não se mata
como não se mata o mar
a alegria não se mata
como não se mata o mar.”
(Pedro Tierra)

O MST na Bahia lamenta profundamente o falecimento do militante Pedro Ribeiro da Silva (64), um dos protagonistas das lutas contra as desigualdades sociais, impulsionando as primeiras ocupações de terra na região da Chapada Diamantina.

Demonstrando garra e grande sensibilidade política, Pedro Ribeiro sempre se destacou nas lutas por denunciar veementemente as contradições do agronegócio, pautando a democratização da terra como instrumento político para se construir uma sociedade mais justa e igualitária. A hospitalidade foi sua marca. Não importava o dia ou a hora, as portas de sua casa estavam abertas para receber a militância e ajudar nos processos organizativos, sendo considerado como um segundo pai para os trabalhadores e trabalhadoras.

A luta pela terra e pela Reforma Agrária na Bahia e no Brasil historicamente vem sendo marcadas pela força de homens e mulheres que morreram na luta, a exemplo, de João Pedro Teixeira, Margarida Maria Alves e agora o companheiro Pedro, que durante essa Jornada de Luta contra o capital, tornou-se mais uma semente.

Solidarizamo-nos com seus familiares e repudiamos toda forma opressão sofrida contra os trabalhadores que lutam por dias melhores. Da mesma forma, afirmamos que continuaremos hasteando a bandeira vermelha nos latifúndios e marcharemos rumo à construção de uma sociedade socialista, um dos grandes desejos de Pedro.

Pedro Ribeiro
Presente, presente, presente!

Seu exemplo de luta será eternamente fonte de inspiração para aqueles e aquelas que marcham firmes na construção da Reforma Agrária!

Direção Estadual do MST na Bahia