No Pará, Sem Terrinha encerram encontro de solidariedade e formação

Durante todo o encontro, as crianças participaram de vários espaços de formação e brincadeiras

 

WhatsApp Image 2016-10-31 at 13.53.13(1).jpeg

 

Por Carlinhos Luz
Da Página do MST

Entre os dias 27 e 30 de outubro, os Sem Terrinha participaram de encontro na escola Oziel Alves Pereira, localizada no assentamento Palmares II, em Parauapebas, sul do Pará.

A “Jornada Cultural Nacional por Alimentação Saudável” foi um dos temas abordado. Durante todo o encontro, as crianças participaram de vários espaços de formação e brincadeiras. 

A atividade foi muito representativa e contou com a participação de 320 crianças das regionais Cabana, Eldorado, Araguaia e Carajás. Deste total, 20% eram adolescentes de 13 e 14 anos.

Criança e adolescente, que tempo é este?, combate ao abuso e exploração sexual, internacionalismo e solidariedade às crianças da Síria e direito à infância e cultura, foram alguns dos temas trabalhados com as crianças que também participaram das oficinas de teatro jornal, artes visuais, construção de brinquedos alternativos, cinema e roda de leitura.

WhatsApp Image 2016-10-31 at 13.53.12(1).jpeg

As crianças participaram de todo processo de construção do encontro, desde a sua preparação até o encerramento.

“No Movimento, este é um fator importante, pois a crianças são protagonistas de sua própria história. Além disso, participam do debate nacional do MST sobre a alimentação saudável e ajudam a construir o presente da organização. Esse é o maior legado que nossos encontros nos deixam”, afirma Deusamar Sales, do setor de educação do MST.

Outra temática abordada com as crianças, foram as ocupações das escolas realizadas pelos estudantes em várias cidades do Brasil. Deusamar afirma que essas ações, feitas pelos próprios estudantes, é uma luta deles por seus direitos e assim assumem a luta pela educação.

A atividade se encerrou com um grande marcha no assentamento, cujo tema foi: “Criança e adolescente na luta por direitos”. Os Sem Terrinha também escreveram várias cartas à Síria, em solidariedade às crianças que sofrem com a guerra naquele país.

 

WhatsApp Image 2016-10-31 at 13.53.11.jpeg

*Editado por Iris Pacheco