Quarenta e seis mulheres do MST doam sangue no Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre

O objetivo é contribuir para o estoque de Banco de Sangue do centro médico e prestar solidariedade às pessoas que precisam de doadores
Doação de Sangue3764.jpg

 

Por Catiana de Medeiros
Da Página do MST

 

Em um gesto de solidariedade, 46 mulheres do MST doaram sangue na manhã desta quinta-feira (9) ao Grupo Hospitalar Conceição (GHC), localizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O objetivo é contribuir para o estoque de Banco de Sangue do centro médico e prestar solidariedade às pessoas que precisam de doadores.

Conforme a assentada Sandra Mendes, a doação representa para as trabalhadoras a defesa da vida, o que também está associada aos debates e bandeiras de luta do MST sobre a produção e o consumo de alimentos saudáveis, livres de venenos.

“Nós já preservamos a vida das plantas e da terra lá na roça, quando estamos em contato com a natureza e o meio ambiente. A doação do nosso sangue partiu dessa necessidade que temos, enquanto geradoras de vida, de também cuidar da saúde das pessoas. Mais companheiras devem fazer doação ao longo do dia”, explica.

Segundo a médica Marlene Almeida, a solidariedade das mulheres vai contemplar pacientes internados em quatro unidades do GHC: Hospital Nossa Senhora da Conceição, Hospital Fêmina, Hospital Criança Conceição e Hospital Cristo Redentor. “Hoje temos uma emergência muito grande porque recebemos pacientes de todo o estado gaúcho”, comenta.

A iniciativa faz parte das atividades da Jornada Nacional de Luta das Mulheres Sem Terra, que este ano tem como lema “Estamos todas despertas contra o capital e o agronegócio. Nenhum direito a menos.” e acontece durante a semana do 8 de março. No ano passado, as mulheres Sem Terra doaram ao GHC alimentos orgânicos produzidos em assentamentos da Reforma Agrária.

 

Doação de Sangue3716.jpg