No Maranhão, Sem Terra seguem ocupando o Incra em luta pela Reforma Agrária

Trabalhadores rurais aguardam para esta quarta-feira audiência com representantes do órgão
WhatsApp Image 2017-04-19 at 12.43.09.jpeg

 

Por Reynaldo Costa
Da Página do MST

 

Por terra e por melhorias de infraestruturas em assentamentos, cerca de 400 Sem Terra e pela Associação Agroecologia Tijupá  ocupam desde a última terça-feira (18), a superintendência do  Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em São Luís no Maranhão. A pauta de reivindicações foi entregue ao órgão que agendou para esta quarta (19), uma audiência com os trabalhadores.

Os trabalhadores que representam assentamentos e acampamentos de todas as regiões do Maranhão exigem o assentamento imediato das cerca de 2100 famílias acampadas no estado.

Outra pauta levantada é a estruturação dos assentamentos que incluí a construção de estradas e a implantação de poços artesianos. Para os Sem Terra esse são elementos fundamentais para a ampliação da produção nas comunidades.

A mobilização realizada em São Luís também tem o objetivo de denunciar as graves consequências que a Medida Provisória (MP) 759, causará para as milhares de famílias assentadas em todo o Brasil. Entre as denúncias os trabalhadores apontam a municipalização  das vistorias de terras e a privatização dos assentamentos já existentes através da titulação.