Encontro Nacional de Saúde aponta saídas para superar crises no país

Conjuntura foi debatida na manhã desta quinta-feira, (25), no Rio Grande do Sul
Análises das conjunturas foram feitas por Milton Viário, da Federação dos Metalúrgicos, e Silvia Reis Marques, da direção nacional do MST. (1).jpg
Análises das conjunturas foram feitas por Milton Viário, da Federação dos Metalúrgicos, e Silvia Reis Marques, da direção nacional do MST

 

Por Catiana de Medeiros 
Da Página do MST

As análises das conjunturas política, econômica, social e agrária marcou na manhã desta quinta-feira (25) a abertura do Encontro Nacional do Setor de Saúde do MST, que acontece no Assentamento Filhos de Sepé, em Viamão, no Rio Grande do Sul.

As motivações do golpe contra a democracia brasileira e as tarefas da classe trabalhadora para acabar com a retirada de direitos estão entre os principais pontos destacados por Milton Viário, da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS, e Sílvia Reis Marques, da direção nacional do MST.

“A burguesia, com o apoio da classe média, deu um golpe no país e entregou a Temer a missão de fazer as reformas e os ajustes, de entregar toda a nossa riqueza para os interesses do capital internacional e de privatizar todos os serviços públicos”, destaca Viário.

Segundo ele, com a delação premiada do proprietário da JBS, Joesley Batista, na Operação Lava Jato, as crises política e econômica, especialmente, estão em “temperatura máxima” no Brasil e a saída para a classe trabalhadora é massificar as mobilizações nas ruas pela saída de Temer e Diretas Já. “Precisamos de força popular para colocar a conjuntura a favor de nós”, aponta.

Já na questão agrária, Sílvia disse que o agronegócio está diretamente ligado a políticos que hoje prejudicam os trabalhadores por meio de suas atuações no Congresso Nacional e ao “governo ilegítimo e golpista de Michel Temer, que quer paralisar integralmente o programa da Reforma Agrária”.

Encontro reúne cerca de 50 militantes da área da saúde. (1).jpg
Encontro reúne cerca de 50 militantes da área da saúde

“A democratização do acesso à terra é assunto de quem produz alimentos, mas também é de quem está na cidade e os consome. A Reforma Agrária é uma bandeira civilizatória e o caminho a ser percorrido para conquistarmos o socialismo. Mas nesse governo golpista não há espaço para isto, então precisamos de um projeto popular, que seja construído e executado pelos trabalhadores para atender a todos e todas”, defende Sílvia.

O Encontro Nacional do Setor de Saúde do MST segue até o próximo domingo. Na tarde de hoje haverá um estudo sobre a situação da saúde pública e popular no país. Nos próximos dias terá oficina de fitoterápicos e serão discutidos outros temas que envolvem diretamente a saúde pública e popular.