Arraiá da Reforma Agrária

Assentamentos da Reforma Agrária realizam festival de quadrilhas juninas no Ceará.

DSC_3639.JPG

 

Por Gene Santos
Da Página do MST

 

No último fim de semana, o Assentamento Monte Alegre, em Tamboril, no Ceará, realizou a XVIII edição do Festival de Quadrilhas Juninas da Reforma Agrária. A atividade, que é organizada pela Associação Comunitária dos Assentados do Assentamento Monte Alegre (ASCOAMA),  já acontece há 18 anos e dessa vez, contou com diversas apreensões de grupos juninos de assentamentos e comunidades tradicionais da região de Crateús, além de apresentações de bandas de forró da região.

 

DSC_3567.JPG

Durante os dois dias, cercas de cinco mil pessoas passaram pelo o evento. De acordo com Gilvando Santos, membro da coordenação da atividade, o “festival é muito mais de que um evento cultural, é também uma atividade política que tem como objetivo trabalhar a valorização da juventude. A afirmação dos jovens como sujeitos no processo de construção de uma nova sociedade. Sabemos que por meio da valorização e do fortalecimento da cultura podemos também fortalecer a nossa luta e garantir que a juventude permaneça no campo construindo uma vida nova.

O festival junino do Assentamento Monte Alegre surgiu no inicio da década de 90, incentivado pelo MST para que as comunidades possam desenvolver atividades de valorização da juventude e fortalecer a cultura camponesa. Hoje, além do Festival de Monte Alegre, outros assentamentos da região realizam suas apresentações locais. O evento conta com apoio governamental, de movimentos sociais e comunidades.   

 

DSC_3588.JPG

 

DSC_3677.JPG

 

*Editado por Leonardo Fernandes