Alimentação saudável é tema de oficina em escolas de São Luiz Gonzaga, no RS

Crianças de 5 a 12 anos de idade participam de atividades que incentivam a mudança de hábitos alimentares.
Oficinas foram realizadas em duas escolas de São Luiz Gonzaga..jpg
Oficinas foram realizadas em duas escolas de São Luiz Gonzaga.

 

Por Catiana de Medeiros
Da Página do MST

“Alimentação saudável é um direito de todos”. É com esta compreensão que o núcleo operacional da Cooperativa de Trabalho em Serviços Técnicos (Coptec) em São Luiz Gonzaga, na região das Missões do Rio Grande do Sul, tem realizado oficinas de conscientização sobre hábitos alimentares com educandos de escolas municipais, localizadas em áreas de assentamentos da Reforma Agrária.

As atividades mais recentes que incentivam o consumo de alimentos saudáveis foram feitas na Escola Municipal de Ensino Fundamental União, situada no Assentamento Campos do Pontão, onde estudam 15 crianças; e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia, localizada no Assentamento 28 de Maio, a qual atende 65 crianças, sendo elas também do Assentamento Sepé Tiaraju e do Assentamento Palma. Cerca de 90% dos educandos que estudam nas duas escolas são filhos de camponeses assentados.

Assistente social Maria Isabel Fernandes colocou fogo em salgadinhos para mostrar às crianças o quanto são prejudiciais à saúde.jpg
Assistente social coloca fogo em salgadinhos para mostrar às crianças o quanto são prejudiciais à saúde

 

Nas instituições de ensino, Maria Isabel Fernandes, assistente social que integra a equipe da Coptec, tratou da importância dos educandos consumirem alimentos saudáveis, como frutas, verduras e legumes, em casa e na escola.

“Trabalhamos o histórico da alimentação, o que se comia antigamente e o que estamos comendo hoje. Entra aí a questão dos transgênicos, as monoculturas, os agrotóxicos e as sementes crioulas”, acrescenta Isabel.

Para mostrar às crianças que participaram das oficinas, todas entre 5 e 12 anos de idade, o quão prejudicial é consumir alimentos ultraprocessados para a saúde humana, Maria colocou fogo em pacotes de salgadinhos.

“É para que elas vejam o quanto de gordura contém esse tipo de produto. Ele só enche a barriga, mas não tem nenhum nutriente e não é saudável. Muitas crianças não querem mais comer”, explica.

Maria também ajudou os educandos a confeccionarem pratos de alimentos em formato de mandala, utilizando papelão, cola, folha de EVA e sementes de abóbora, arroz, feijão e milho. “As crianças colocaram o artesanato na cozinha de suas casas, para sempre lembrarem de comer alimentos saudáveis”, diz Isabel.

A iniciativa da Coptec, entidade contratada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/RS) para prestar assistência técnica às famílias assentadas, integra uma série de atividades do Coletivo Nacional de Educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na Jornada Cultural Nacional ‘Alimentação saudável, um direito de todos’.

O intuito é debater a temática nas escolas localizadas em áreas de assentamento de todo país, a fim de incentivar a produção e o consumo de alimentos saudáveis.