Em tempo de agronegócio alimenta-se bem é um ato político

O objetivo do I Circuito de Formação foi promover o diálogo sobre Alimentação Saudável e Reforma Agrária Popular
DSC_4489.jpg
Fotos: Willian Vilela

 

Por Willian Vilela
Da Página do MST 
 
 
Entre os dias 25 e 26 de Outubro de 2017, o setor de produção do MST junto com o Levante Popular da Juventude organizaram o I Circuito de Formação dos Grupos de Consumo Responsável das Cestas Agroecológicas Camponesas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Aconteceram atividades no Campus da Pampulha e no Campus da Saúde. O objetivo do I Circuito de Formação foi promover o diálogo sobre Alimentação Saudável e Reforma Agrária Popular.

No primeiro momento foi exibido o documentário “Agricultura Tamanho Família” – documentário dirigido por Silvio Tendler, sendo o terceiro filme da Trilogia da Terra, iniciada pelas duas partes do documentário “O Veneno Está na Mesa”. 

DSC_4439 (1).jpg

Após, houve uma roda de conversa com o setor de produção do MST e com a assistência técnica da regional sobre o tema, em especial, sobre a construção da agroecologia no contexto da reforma agrária na região metropolitana de Belo Horizonte. Também foi debatido novas formas de consumo, apresentando como possibilidade o fortalecimento da relação direta entre produtores e consumidores como papel fundamental na construção da Reforma Agraria Popular como, por exemplo, através da criação dos Grupos de Consumo Responsável. 

Além disso, como foi afirmado por uma das participantes no debate “esses grupos mostram que a juventude e todo povo brasileiro pode se alimentar bem, sem gastar muito, sendo esse um papel crucial para construção de um projeto popular para o Brasil”.

Atualmente existem oito grupos de consumo responsável em Belo Horizonte, sendo quatro coordenados pelo Levante Popular da Juventude na UFMG.

DSC_4595.jpg