Assentamento Riacho das Ostras comemora 30 anos de luta

O Assentamento Riacho das Ostras é a segunda comunidade conquistada pelo MST nestes 30 anos de resistência e luta na Bahia.

 

 

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

 

No último dia 05, o Assentamento Riacho das Ostras, localizado no município de Prado, no extremo Sul da Bahia, comemorou 30 anos. As festas aconteceram durante o 30º Encontro Regional do MST, que culminou com um momento de confraternização entre os moradores do assentamento e a militância do movimento na região.

O encontro regional aconteceu entre os dias 07 e 10, com a simbologia da resistência, da luta pela terra e reuniu aproximadamente 900 pessoas.

Para marcar essa data, importante no calendário do assentamento e do MST na região, as atividades do encontro foram subsidiadas por místicas, que resgataram a trajetória política do Movimento; por uma missa, com a participação da igreja católica local; culto ecumênico; e por um ato político, onde diversas figuras emblemáticas da luta foram homenageadas, além de lideranças políticas, como deputado estadual Jacó (PT) e deputado Federal Valmir Assunção (PT-BA).

Riacho das Ostras

O Assentamento Riacho das Ostras é fruto de uma ocupação que aconteceu no dia 05 de dezembro de 1987, quando 87 famílias hastearam a bandeira do MST numa área totalmente abandonada. Na localidade haviam muitos madeireiros que estavam desmatando para produção de carvão e venda de madeira.

Com o sonho de adquirir um pedaço de terra para produzir alimentos, com passar do tempo haviam quase 100 famílias acampadas e organizadas pelo MST na área.  Hoje, após 30 anos, 36 famílias moram no assentamento que leva o nome de Riacho das Ostras.

Apesar do número pequeno de famílias, o assentamento é referência na produção de alimentos saudáveis através da comercialização nas feiras populares da região.

Contribuições

Ao comemorar mais um ano de resistência e luta pela terra, algumas parcerias também foram reafirmadas a partir da contribuição de alguns setores da igreja católica, dos sindicatos, quadros políticos do município e Gilvan produções.

 

 

*Editado por Rafael Soriano