Café com livros saudáveis para a luta

A programação e o ambiente convidam para passar dias em debates no Café Literário
DSC_3899.JPG
Foto: Kellyto Trindade

Por Geanini Hackbardt
Da Página do MST
Foto de capa: Kellyto Trindade

 

Quitutes, café orgânico e muito conhecimento. Tudo em baixo de uma curiosa tenda de circo, mas o assunto aqui é sério. É ali que acontece a Feira Literária, parte da programação da 3ª Feira Nacional da Reforma Agrária. Até domingo (06) a Editora Expressão Popular e o Armazém do Campo promovem o encontro entre autores, leitores, acadêmicos, curiosos e militantes para boas prosas sobre as ideias da esquerda. Enquanto escolhe seus livros, o público pode sentir os aromas do Armazém, que oferece caldos, canjicas, refrigerante orgânico, sucos naturais, salgados e docinhos.
 

e3c18542-1955-49b6-9a12-ca29e9de2ebb.jpg
Foto: Daniela Moura

São 1235 títulos diferentes da Expressão e de outras 30 editoras parceiras. Essa é a segunda vez que o MST promove a união entre os alimentos e as palavras. “Em nosso projeto político da Reforma Agrária Popular, queremos alimentar a sociedade também com ideias, promover debates, democratizar o conhecimento. A proposta aqui é fazer isso de uma forma descontraída, as pessoas vêm também para se divertir”, explica Luiz Zarref, um dos organizadores do espaço.
 

A programação e o ambiente convidam para passar dias em debates sob a tenda. Nesta sexta (04) à tarde os leitores poderão se encontrar com a jornalista Maria Inês Nassif, o professor de relações internacionais, Gilberto Maringoni e Ivana Jinkings, fundadora e diretora da Boitempo. Eles irão falar sobre temas candentes da conjuntura política, no contexto do livro “A Verdade Vencerá”. Nele, os autores trazem uma longa entrevista com o presidente Lula, na qual ele analisa os bastidores políticos dos últimos anos e o que levou o Brasil a sofrer o golpe.
 

No sábado (05) pela manhã haverá um diálogo sobre política e futebol, com Juca Kfouri comentando o seu “Confesso que Perdi” e José Trajano, que irá falar do recém-lançado “Os Beneditinos”. Já durante a tarde o ato político do Café Literário trará a memória do Bicentenário de Marx, com a participação de João Pedro Stédile. 
 

15f135a2-6e24-44f5-aef8-57a936e5ef85.jpg
Foto: Daniela Moura

Já no domingo (06), último dia de Feira, está previsto o lançamento do livro Rosa Luxemburgo e o protagonismo das lutas de massa, uma seleção de textos atualizados e revisados, organizado pela professora Isabel Loureiro. Este é o título mais recente circulado no projeto Clube do Livro, no qual, todo mês, os assinantes recebem em casa uma publicação. É possível escolher entre três tipos de associação. Na modalidade militante a pessoa recebe o eleito pela editora, por apenas 35 reais. Já os participantes solidários e apoiadores podem receber dois livros, por valores diferentes. 
 

Miguel Yoshida, um dos organizadores do Clube, explica que o objetivo é promover o acesso à leitura. “A nossa ideia com Clube do Livro é conseguir democratizar o acesso ao livro nas diversas regiões do Brasil, por que você consegue fazer pela internet e recebe o livro em casa todo mês com frete grátis pelo valor fixo. Em Junho completa um ano e nós já somos aproximadamente 600 pessoas”, comemora.
 

A educadora Elisângela Gomes ficou surpresa ao encontrar as obras do filósofo e pedagogo, Dermeval Saviani, do qual é leitora assídua. “Eu não imaginei que iria encontrar tantos livros aqui. Venho do Alto Tietê e não conhecia esse espaço, estou gostando muito. Quem vem aqui vai achar vários autores que vão implementar mais a sua pesquisa. No meu caso, como eu estou fazendo mestrado, então é também um auxilio nesse sentido. E já vou até me inscrever no Clube, aqui mesmo, para estar contribuindo e receber livros ótimos sobre educação”, se anima a visitante.
 

DSC_3920.JPG
Foto: Kellyto Trindade

Pequenos leitores também são bem vindos. No cantinho mais colorido com stands baixinhos, a criançada pode escolher entre livros de contos da cultura brasileira como Iemanjá e Suas Lendas, clássicos como “As mil e uma noites” e “O menino do dedo verde” ou, até mesmo economia política voltada para elas, como “O capital para crianças”.
 

Confira a programação completa do espaço Café Literário:

Sexta (04)
14h- Debate livro “A verdade vencerá”, com Ivana Jinkings, Gilberto Maringoni e Maria Inês Nassif.

Sábado (05)
9:30 – Lançamentos: “Confesso que perdi” e “Os beneditinos”
14h-  Ato Bi-centenário de Karl Marx

Domingo (06)
10h-  Lançamento: “Rosa Luxemburgo e o protagonismo das lutas de massas”
13h-  Lançamento “Biocenose do Solo”, de Ana Primavesi
 

Acompanhe tudo que acontece na 3ª Feira Nacional do MST em nosso especial clicando aqui.
 

*Editado por Gustavo Marinho