Plantando e alimentando a ousadia: MST de Minas Gerais inaugura 1ª Escola Itinerante

Esta é a primeira vez que um curso com essa característica irá circular pelas regionais do estado
seleção (40).JPG
Foto Agatha Azevedo

 

Por Agatha Azevedo
Da Página do MST 

 

Em comemoração aos 30 anos do Movimento no estado, o setor de formação se desafiou a construir um curso básico de formação política que leve conhecimento para todas as áreas do MST.

A primeira etapa aconteceu entre quarta-feira (11) e sábado (14) na Regional Rosinha Maxacali, no Vale do Jequitinhonha. Esta é a primeira vez que um curso com essa característica irá circular pelas regionais do estado.  A intenção dos educadores é trabalhar temas como a organicidade, a questão agrária, a conjuntura, a história e os desafios do MST no próximo período.

 

seleção (41).JPG
Foto Agatha Azevedo

Michelle Capuchinho, da direção estadual do setor de formação, aponta a importância desse trabalho para massificação do MST nas regiões. Segundo ela, “é preciso pensar com muito carinho no processo de formação política e elevação do nível de consciência dos sujeitos e das sujeitas do MST, debater reforma agrária, patriarcado, teoria da organização, e várias outras questões pertinentes para estar firme neste momento de golpe, e de medidas políticas antipopulares”. 

O setor de formação também aponta para a necessidade de fortalecer o Movimento com consciência e organização para continuar firme na construção da Reforma Agrária popular e de um novo projeto de Brasil.

E, no roteiro da Escola Política de Formação do MST de Minas Gerais, o indicativo é de muita estrada e muita resistência pela frente. “Nós vamos passar pelas nove regionais do MST, fazendo formação com as coordenações e com a militância regional, falando das questões regionais, da cultura popular, conhecendo a história do movimento em cada região e interligando as ações do nosso movimento”, finaliza.