Um abraço internacionalista: crianças do mundo partilhando esperança

Acompanhe o Diário Sem Terrinha, dessa vez escrito pela Fátima, criança argentina que participou do Encontro na delegação internacionalista.

 

photo5102905328357451760.jpg
Fátima Laia Luna Moreno do MOCASE na abertura do Encontro. Foto: Elitiel Guedes

Por Fátima Laia Luna Moreno*
Da Página do MST

Primeiro dia do Encontro:

Estava assustada e com medo durante o primeiro dia do Encontro Sem Terrinha, eu não entendia o idioma e me sentia um pouco só. Logo conheci umas crianças: Cecília, Lana, Tivini e Fernanda do Pernambuco e aí comecei a não me sentir sozinha e já não estava assustada… Bom, um pouco sim, quando subi no palco já que é a primeira vez que subia num palco com tantas crianças e adultos: eu estava muito nervosa, mas pude gritar na frente de todos: “alerta, alerta, alerta que caminha a luta campesina pela América Latina!”.

Segundo dia do Encontro:

No segundo dia do Encontro eu já estava brincando com meus amigos Sem Terrinha e estava conhecendo mais meninos e meninas. A comida é diferente para mim, mas é gostosa. Aprendi nas oficinas a fazer tranças no cabelo e pude fazer uma trança colorida com lã: adorei!!

Pude seguir brincando com minhas novas amigas, até me organizei para dormir junto com elas em sua barraca.
Essa noite fui na Jornada Internacionalista e tive que subir no palco, muito assustada e nervosa. Falei do MOCASE e da Argentina e ao lado do embaixador da Palestina. Fiquei muito emocionada e chorei.

Terceiro dia:

Eu acordei junto com as minhas amigas de Pernambuco e depois de tomar café fomos para o passeio em Brasília. Adorei conhecer e ver os edifícios da cidade (eu vivo em uma zona rural em Santiago Del Estero), as pombas na praça e ver todas as crianças lutando pelo direito à educação.

Aprendi quem é Lula e quem é Temer. Lula Livre! Fora Temer!
Retornei muito cansada e dormi cedo.
Eu adorei vir ao Brasil e conhecer tantas coisas.
Obrigado Sem Terrinha! Nunca os esquecerei!
Nos vemos na luta!

Fátima Laia Luna Moreno é a criança argentina do MOCASE – Via Campesina – Argentina