Cresce o apoio e solidariedade à Greve de fome dos movimentos populares

A ação por justiça no STF já está em seu 11º dia

 

WhatsApp Image 2018-08-11 at 08.34.35.jpeg
Fotos Marcos Corbari

 

Por Adilvane Spezia e Marcos Corbari | MPA e Rede Soberania 
Da Página do MST 

Está sexta-feira, 10 de agosto, foi de visitas no Centro Cultural de Brasília onde Jaime Amorim, Vilmar Pacífico, Zonália Santos, Rafaela Alves, Frei Sergio Görgen e Luiz Gonzaga (Gegê) e Leonardo Soares tem sido alojados. Mesmo sentindo o cansaço, dores musculares e de cabeça, frutos dos onze dias sem se alimentar, os sete grevistas receberam parlamentares, simpatizantes e apoiadores da Greve de Fome por Justiça no Supremo Tribunal Federal. 

O Senador pelo Rio Grande do Sul, Paulo Pain, destacou a importância desse ato extremo. “Quero parabenizar os companheiros que estão aqui. É uma luta mais do que justa e corajosa em defesa da Democracia e da liberdade política de Lula. Porque não deixar ele concorrer? O povo é quem deve decidir se ele deve ser presidente ou não”, reforça o Senador que ainda se colocou à disposição da equipe de apoio e pretende dedicar o Premio Congresso em Foco, que receberá na próxima segunda, a cada um dos manifestantes.

A língua não foi um empecilho na visita religiosa da Rede de Igrejas e Mineração, dos Missionários Colombianos e dos Freis Franciscanos que vieram prestar solidariedade e trazer uma mensagem de fé, amor e esperança. Outra visita religiosa foi do bispo auxiliar de Olinda – PE, Limacêdo Antônio da Silva, se solidarizou para com os grevistas de fome, “o que está em jogo é a vida destes companheiros e companheiras e negar a vida é egoísmo”, afirma o bispo recém nomeado pelo Papa Francisco. Ele ainda destacou a participação das mulheres neste ato estremo de manifestação, onde o indivíduo põe a sua vida a serviço de uma causa, “vocês são fonte da esperança, são a fonte da vida, pois todo filho leva consigo um pedaço de sua mãe”. 

Um momento especial foi protagonizado por cerca de 30 psicólogos, representantes das setoriais de direitos humanos de 23 conselhos regionais de Psicologia. Vieram prestar solidariedade aos grevistas e manifestar a gratidão pelo grupo de psicólogos voluntários que tem se revezado no acompanhamento do protesto desde o primeiro dia.

Os grevistas receberam ainda a visita, o apoio e solidariedade das mulheres do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC). E assim como tem crescido as vistas aos grevistas, tem aumentado de forma considerável o número de pessoas solidárias para com os grevistas e a Greve de Fome enviando mensagens e até mesmo, na doação de soro, água, medicamentos e serviços terapêuticos, como reik e massagens. 

*Editado por Íris Pacheco