Via Campesina levará produtos orgânicos para a Expointer

Alimentos são produzidos por cooperativas e agroindústria de assentamentos da Reforma Agrária
Na Expointer são comercializadas sementes da Reforma Agrária. Foto Divulgação MST.jpg
Na Expointer são comercializadas sementes da Reforma Agrária. Foto Divulgação MST

 

Por Maiara Rauber
Da Página do MST

A Via Campesina participará mais uma vez da Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer). O evento acontecerá de 25 de agosto a 2 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio, na região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

A Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita (Coopan), de Nova Santa Rita; a Cooperativa dos Produtores Orgânicos de Reforma Agrária de Viamão (Coperav) e a Cooperativa Agroecológica Nacional Terra e Vida (Conaterra), de Candiota, estarão com bancas na ilha de orgânicos da 20ª Feira da Agricultura Familiar. Juntas, elas exibirão quase 30 variedades de produtos certificados. Entre eles estão o arroz agulhinha integral, agulhinha polido, agulhinha parboilizado e cateto integral; bolos de aipim e de farinha de arroz, pães de farinha de arroz, de batata e de milho; rosquinha de milho, palitos, forrozinho e sementes agroecológicas.

Para Roberta Coimbra, assentada e dirigente estadual do MST, a Expointer é também um espaço para dialogar com a comunidade sobre um novo modelo de agricultura. “É um evento importante para dar visibilidade à produção orgânica dos assentamentos, e ao que é produzido pela agricultura familiar, comunidades quilombolas e indígenas”, diz.

 

Banca de produtos orgânicos da COOPAN disponibilizará vários tipos de arroz.  Foto Diulgação Mst.jpg
Banca de produtos orgânicos da COOPAN

Já no local dos itens convencionais, a Agroindústria Mãe Natureza, de Pedras Altas, oferecerá queijo, iogurte e bebida láctea; e a Cooperativa de Produção Agropecuária Cascata (Cooptar), de Pontão, levará salame italiano e banha de porco. As famílias Camargo e Zatti, de Eldorado do Sul e Nova Santa Rita respectivamente, venderão sucos naturais de laranja, limão com couve, abacaxi, amora, morango, maracujá e caldo de cana.

Ainda no Pavilhão da Agricultura Familiar estará à disposição dos expositores e para o público em geral a cozinha da Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (Cootap), com refeições compostas de arroz carreteiro orgânico, feijão e salada.

Horário para visitação

O parque da 41ª Expointer estará aberto das 8 horas às 20h30. O Pavilhão da Agricultura Familiar, que neste ano conta com 280 expositores, está com seu espaço dobrado – passou de 3,5 mil m² 7,6 mil m². Marcarão presença, além da Via Campesina, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS), juntamente com produtores de Minas Gerais e da Paraíba.