Debates, feira e festival marcam as atividades Pré-Congresso do Povo

Ribeirão Preto, Presidente Prudente e Grande São Paulo receberam as atividades
COngresso do Povo.jpg
Gilmar Mauro fala sobre a conjuntura e os desafios da classe trabalhadora. Foto: Felipe Peres

 

Da Frente Brasil Popular

 

Com o objetivo de iniciar um amplo processo de discussão com as trabalhadoras e os trabalhadores do Brasil, o Congresso do Povo é um instrumento para inserir nas comunidades o debate sobre os temas transversais da sociedade brasileira, bem como discutir os problemas identificados no cotidiano dos congressitas. 

Temas como a falta de recapeamento das ruas de um bairro ou a falta de vagas em hospitais da região, que tem afetado o dia a dia da população, são discutidos e, principalmente, quais as soluções.

Neste último sábado (15), em Ribeirão Preto, Presidente Prudente e na Grande São Paulo, essas questões movimentaram  os principais essas cidades com atividades diversas em preparação para o Congresso do Povo, previsto para acontecer no próximo ano.

Em Ribeirão Preto ocorreram panfletagens, durante a semana, nos bairros de Vila Mariana, Vila Carvalho e Jardim Aeroporto, convidando para a atividade prévia ao Congresso na cidade, cujo tema debatido foi “A conjuntura política e os desafios para a classe trabalhadora”. 

Para Frederico Daia, militante que contribui na construção do Congresso do Povo: “O evento desta manhã é muito importante para abrirmos um debate com setores amplos da classe trabalhadora do campo e na cidade. Mas nossa expectativa é que vá além do evento, produzindo um conjunto de ações num processo mais amplo de mobilização e de lutas da classe na cidade e na região de Ribeirão Preto”.

Com a participação de mais de 300 trabalhadores, o coordenador nacional do MST, Gilmar Mauro, e o deputado federal Nilto Tatto auxiliaram o debate trazendo alguns elementos políticos da atualidade e a importância da organização popular para superá-los. 

Debates e feira agroecológica

Na região da Grande São Paulo, a atividade deste final de semana aconteceu na Comuna da Terra Dom Pedro Casaldáliga, na cidade de Cajamar, e trouxe como tema das discussões “O golpe de 64 e a sua relação com a atual conjuntura”. O espaço conseguiu construir um diálogo  com os moradores da Comuna, entendendo a localidade como um campo de resistência e luta. 

Para além dos momentos formais de debate, a atividade contou com momentos de cantorias e feira agroecológica. “Esse diálogo com a população que o congresso do povo faz também é feito com momentos de intermediação cultural, isso também é debater, do mesmo jeito com as feiras de produtos saudáveis que apontam que tipo de alimentação e produção queremos em contraponto à agricultura do agronegócio”, explica Simone Maria, intermediadora dos debates.

Festival

Nesse sentido, a juventude da cidade de Presidente Prudente organizou o Festival de Cultura do Povo para dialogar com a comunidade do conjunto habitacional João Domingos Neto, um dos maiores da America Latina. 
O Festival também foi uma atividade pré-congresso e contou com mais de 15 apresentações de artistas populares que denunciam os problemas que a comunidade enfrenta.

 

*Editado por Wesley Lima