Assentamento do MST homenageia Marielle Franco com nome de uma rua no Paraná

Ato aconteceu durante as Jornada Nacional de Lutas das Mulheres

 

Ensaio Rose (12 de 20).jpg
Foto: Geani Paula de Souza

Por Geani Paula de Souza
Da Página do MST

Na última quinta-feira (14/03), camponeses do assentamento Valmir Mota, em Cascavel (PR), e estudantes das escolas Aprendendo com a Terra e com A Vida e Zumbi dos Palmares realizaram um ato em homenagem a vereadora do PSOL, Marielle Franco, inaugurando uma das ruas do assentamento em seu nome.

Após um ano do assassinato de Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, os camponeses batizaram a estrada principal da comunidade com o nome da vereadora, mostrando um ato de luta e resistência, e reivindicaram explicações sobre quem foram os mandantes desse crime.

A atividade, que faz parte da Jornada Nacional de Lutas das Mulheres, tem como objetivo lembrar o assassinato e cobrar as autoridades investigações conclusivas sobre esse  crime bárbaro.

Ensaio Rose (18 de 20).jpg
Foto: Geani Paula de Souza

“Esta semana, que é a semana nacional de luta pelas mulheres, nós estamos fazendo em todos os lugares algum tipo de homenagem a Marielle Franco”, disse Geni Teixeira, da coordenação do MST.
Estiveram presentes para o ato também dois vereadores de Cascavel, Paulo Porto (PCdoB) e Madril (PMB), que na ocasião enfatizaram a luta de Marielle pelos direitos humanos.

“Homenagear Marielle, não é apenas lembrar de uma pessoa. É homenagear todas as populações minoritárias, que são tantos grupo que são a maioria do povo brasileiro”, disse Paulo Porto.

Marielle era referência na luta pelos direitos humanos, e ficou mundialmente conhecida após seu assassinato há um ano. “Ela morreu assassinada porque ela defendia a minoria, defendia os pobres e era querida por muita gente. Isso incomodava a elite, e nós a homenageamos com o nome de nossa estrada principal”, enfatizou Teixeira.