Universidades no Maranhão seguem com Jornada em Defesa da Reforma Agrária

Programação desta semana contará com debates em diferentes espaços acadêmicos pelo estado
JURA [2].jpeg
Acampamento Viva Deus em Imperatriz, no Maranhão.

Por Reynaldo Costa
Da Página do MST

 

Nesta semana, a VI Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA) mobiliza  estudantes e professores de três centros de ensinos superiores no Maranhão: na Universidade Estadual do Sul do Maranhão (Uemasul), na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Campus de Imperatriz e na Universidade Estadual do Maranhão, em São Luís.

A JURA é um conjunto de atividades realizadas nos centros universitários e em comunidades rurais, que contam sobre a vivência do campo e oferecem visitas às plantações. A programação conta também com debates sobre reforma agrária, direitos humanos e educação pública nos espaços universitários e no campo.

As atividades desta semana serão centradas nas duas maiores cidades do estado. Em Imperatriz, na quinta-feira (25) acontecerá no auditório da Uemasul um debate com o tema “Questões Agrárias e suas dimensões: educação pública e Direitos Humanos”. O mesmo debate acontecerá no dia seguinte, sexta-feira, no Campus Centro da UFMA, também em Imperatriz.

A mesas serão compostas por militantes do MST do Maranhão e do Sul do Pará, pesquisadores nas áreas em debates, e militantes de Direitos Humanos. Em ambos os eventos as atividades acontecerão a partir das 19 horas.

Em São Luís, as atividades acontecerão na manhã do dia 25 no curso de História da Universidade Estadual do Maranhão, localizado no Centro Histórico. À tarde, no dia 26, as atividades continuam no curso de Agronomia – Campus Paulo VI, no Bairro Jardim São Cristóvão. As ações seguirão a mesma linha de debates a cerca das temática da questão agrária.

Das atividades já realizadas desta edição da JURA, destacam-se a visita ao acampamento Viva Deus em Imperatriz, a participação no acampamento pedagógico em Eldorado dos Carajás no Pará, e os debates a cerca do dia 17 de Abril, data em memória aos 21 Sem Terra mortos no conhecido Massacre de Eldorado dos Carajás.

Também foi realizada mostra de cinema no campos da UFMA em Imperatriz, com exibição de “Bandeiras Verdes”,  curta que retrata a história de uma família em busca de novas terras para cultivar e morar no interior do Maranhão, e “Quilombo Rio dos Macacos”, documentário sobre a comunidade quilombola e sua luta pelo seu território em uma área reivindicada pela Marinha do Brasil, localizada entre os municípios de Salvador e Simões Filho, na Bahia.

A Jornada Universitária no Maranhão segue até início de maio e ainda promoverá vivências em um assentamento de Reforma Agrária em Itapecuru Mirim, norte do estado, e a um acampamento em Itinga do Maranhão, no oeste do Maranhão.

 

Editado por Fernanda Alcântara