Armazém do Campo recebe feira de orgânicos em BH

Evento aconteceu neste fim de semana, na capital de minas Gerais
IMG-20190122-WA0034.jpg
Produtos são frutos de acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária – Foto: Arquivo MST

Por Íris Pacheco
Da Página do MST

Neste sábado (06) e domingo (07), o Armazém do Campo BH recebeu 1ª Feira de Promoção de produtos Orgânicos e Agroecológicos. Localizado na Avenida Augusto de Lima, o espaço ainda contou com uma Roda de Samba e uma Feijoada mineira para apreciação de quem visitou a feira. 

Organizada pela Comissão de produção orgânica no estado de MG, composta por entidades da sociedade civil, a Feira tinha como objetivo receber produtores e famílias assentadas de diversas organizações e coooperativas, vindas da Zona da Mata, do Sul e região Metropolitana de BH. 
 

IMG-20181219-WA0085.jpg
 Foto: Arquivo MST

Segundo Bruno Diogo, do Setor de Produção do MST, esse é um espaço importante, pois o Movimento já tem trabalhado com as famílias sobre a produção orgânica e os procedimentos técnicos que a envolvem para se conseguir a necessária certificação.

“A feira é o momento de dar visibilidade para as famílias que já conseguiram selo de orgânicos, ou aquelas que estão em algum Sistema Participativo de Garantia (SPG), que faz aumentar a qualidade da produção orgânica, fortalecendo as relações no campo e entre o campo e a cidade. Nesse sentido, tivemos uma boa variedades de produtos in natura e beneficidados produzidos por essas famílias, incentivando novas adesões de produtores/as no processo”, afirma. 
 

Conhecido como um local que oferece para a população de Belo Horizonte produtos orgânicos e agroecológicos, por um valor acessível, o Armazém também tem se apresentado como um novo palco do cenário cultural da cidade articulando o debate de alimentação saudável com cultura popular e de resistência.  
 

Todos os produtos comercializados são produzidos em áreas de Reforma Agrária ou de parceiros, quem consome os produtos tem a oportunidade de viver a experiência de conhecer de perto a produção do MST. O local que tem conquistado o coração dos mineiros, segue transformando realidades desde os acampamentos e assentamentos de onde nasce a produção, até a mesa do consumidor.

 

*Editado por Fernanda Alcântara