Escola Zumbi dos Palmares comemora aniversário da ocupação

Escola está localizada no assentamento Zumbi dos Palmares, em São Mateus (ES)
IMG_20180809_090948955.jpg
Educandos do assentamento Zumbi dos Palmares, no Espírito Santo. Fotos: Divulgação MST

Por Mariana Motta 
Da Página do MST

Cultivar a história e a memória, trazendo presente a mística cotidiana de ser Sem Terra, é mais uma das grandes tarefas das escolas do MST. E é com muita alegria e entusiasmo que a Escola do assentamento Zumbi dos Palmares, no município de São Mateus, no Espírito Santo, se prepara para comemorar o 21º aniversário de ocupação de mais um latifúndio que antes era improdutivo.

Comemorar e celebrar cada conquista a partir da luta coletiva protagonizada por diversas famílias faz parte da luta do Movimento. No assentamento, hoje vivem, trabalham e produzem mais de 200 famílias camponesas .

Para comemorar esta vitória, irá acontecer no dia 26 de julho de 2019 (sexta-feira) a Noite Cultural dos 21 anos de lutas e conquistas do assentamento Zumbi dos Palmares. A programação acontecerá na Sede (área social do assentamento) e conta com diversas apresentações culturais realizadas pelas crianças e jovens, como a mística de abertura, dança da saia, dança da terra, quadrilha da reforma agrária, além de show de forró.

A EMEIEF Assentamento Zumbi dos Palmares é uma escola do campo que surgiu junto a luta pela terra, ao passo que o latifúndio foi ocupado, e o novo assentamento foi sendo organizado, foi também sendo construído o processo educativo dos sujeitos. Como parte de sua proposta política e pedagógica a escola não pode estar alheia a história que a construiu e constrói cotidianamente: a luta dos trabalhadores do campo.

 

CARTAZNOITECULTURAL.jpg