Escola de artes do MST no Piauí relembra lutas e cultura popular

Com a proposta de levar teoria e prática para acampamentos, a primeira etapa começou hoje e deve se estender até agosto
Escola de Artes [4].jpg
Escola envolve crianças e jovens assentados do estado. Fotos: Elisete Oliveira

Por Coletivo de comunicação do MST/PI
Da Página do MST

 

Na manhã desta terça-feira (30) foi dado inicio à primeira etapa da Escola de Artes do MST  no Piauí, com o lema “Movimento Sem Terra: por terra, arte e pão”. O objetivo é realizar um debate cultural e das frentes artísticas com o intuito de promover a transformação ideológica de sujeitos.
 

Escola de Artes [2].jpg

Para Lucas Sousa, do Coletivo Estadual de Arte e Cultura, devemos utilizar todos os meios de comunicações possíveis para promover o debate ideológico. “A arte e a cultura estão presentes nas lutas de classes, e temos o dever de entender isso num contexto geral, unindo os povos, fazendo valer a revolução através das nossas ações, e a parte central desse desafio é a luta ideológica”, afirmou.

Nesta primeira etapa da escola foi realizado um debate ideológico com base na análise de conjuntura e no resgate cultural, o que gerou um discussão aprofundada em torno das culturas e tradições locais. No decorrer do dia, serão realizadas oficinas na área das artes visuais e muralismo.
 

“Resolver problemas ideológicos não é fácil, demanda tempo, daí a necessidade de construir massivamente trabalhos de base através de formação de militantes, e manter o diálogo com nossos assentados e toda a sociedade, usando meios de comunicações possíveis”, concluiu Lucas.
 

A escola acontece no assentamento Lisboa município de São João do Piauí e vai até agosto.

*Editado por Fernanda Alcântara