Em Alagoas, mulheres Sem Terra se preparam para o Encontro Nacional

Com o tema “Mulheres em luta, semeando resistência”, encontro foi realizado no agreste do estado
EncontroMulheres.png
“É nossa disposição na luta e na construção da Reforma Agrária Popular”

Por Gustavo Marinho
Da Página do MST

Tendo como principal debate temas das políticas públicas de saúde para as mulheres e o combate à violência, cerca de 70 mulheres Sem Terra no município de Junqueiro, no Agreste de Alagoas, realizaram no último sábado (03) o Encontro das Mulheres da Brigada Fidel Castro, em preparação ao 1º Encontro Nacional das Mulheres Sem Terra, previsto para acontecer no final do ano de 2019.

“O Encontro foi um importante espaço de reunião das mulheres da região, onde foi possível compartilhar histórias a partir dos temas discutidos, fortalecer os laços e pautar questões que permeiam a vida das mulheres no campo, situações da vida cotidiana e que, por muitas vezes, não temos a oportunidade de compartilhar entre nós e discutir proposições de como lidar com as situações que nos aflige”, explicou Marciângela Gonçalves, do Setor de Gênero do MST.

Marcado pela animação, mística e companheirismo das mulheres Sem Terra, o Encontro que ocorreu no acampamento Eldorado dos Carajás deu início ao processo de trabalho de base em preparação ao Encontro Nacional das Mulheres Sem Terra, que com o lema “Mulheres em luta, semeando resistência”, pretende reunir milhares de camponesas de todo o país em novembro deste ano.

As Sem Terra organizadas nos acampamentos e assentamentos da Brigada Fidel Castro vão ainda multiplicar os debates, ações coletivas, formação e organização em todas as áreas onde o MST está organizado na região, na perspectiva de envolver o maior número de mulheres na preparação do Encontro de Mulheres, potencializando ainda mais a participação das companheiras nas tarefas e desafios gerais do conjunto do Movimento.

“Pensar a história de luta, conquista e resistência dos 35 anos do MST é também pensar o papel, protagonismo e participação das mulheres nessa trajetória”, destacou Margarida da Silva, da Direção Nacional do MST. “É nossa disposição na luta e na construção da Reforma Agrária Popular que nos leva à construção do primeiro Encontro Nacional de Mulheres Sem Terra, que será mais um marco histórico do nosso Movimento”.

Segundo Margarida, todo o processo de preparação ao Encontro Nacional, será permeado por uma série de debates fundamentais para compreender o papel e as tarefas das mulheres no atual cenário político.

“A tarefa de seguirmos enfrentando toda e qualquer tipo de opressão sofrida pelas companheiras, o combate ao patriarcado, a defesa das bandeiras de lutas dos direitos das mulheres no campo e na cidade, esses temas serão centrais para nós, compreendendo que na atual conjuntura, frente aos ataques sofridos pela classe trabalhadora e a ofensiva na retirada dos direitos sociais, as mulheres são as que mais sofrem diretamente”, afirmou.

Ainda como parte da mobilização e preparação das Mulheres Sem Terra em Alagoas, as camponesas devem realizar outros encontros regionais e o Encontro Estadual das Mulheres Sem Terra.

*Editado por Fernanda Alcântara