50 anos da obra “A Mulher Na Sociedade De Classes: Mito e Realidade”

Seminário Heleieth Saffioti terá debate entre pesquisadoras e militantes sobre o livro
[246]lançamento livro.jpg

Por Expressão Popular
Da Página do MST

 

A obra “A Mulher na Sociedade de Classes: mito e realidade” completa, em 2019, 50 anos da publicação da primeira edição, em 1969. A pesquisa de Heleieth Saffioti foi iniciada em 1967 com orientação inicial do sociólogo marxista Florestan Fernandes, durante a ditadura-civil militar. Com a expulsão política de Florestan, Saffioti continuou sua pesquisa sob a orientação de Antonio Candido.   De acordo com Amelinha Teles (União das Mulheres), nesta obra Saffioti “demonstrou que atuar pela libertação das mulheres exige o engajamento na luta de classes”.

 

Mais ainda, por ter estabelecido as raízes teóricas do feminismo marxista no Brasil, Saffioti apresenta, nesta obra de referência, uma profunda análise sobre o sistema de exploração no capitalismo dependente brasileiro. Com isso, esclarece que os mecanismos de opressão à mulher e aos negros estão estruturados na forma de superexploração da classe trabalhadora brasileira.
 

Heleieth Saffiti, já no final da década de 1960 anunciava que a emancipação das mulheres no Brasil está atrelada à emancipação dos trabalhadores e das trabalhadoras, em especial das trabalhadoras e trabalhadores negros. De acordo com Renata Gonçalves, na análise de Saffioti, as categorias sexo e raça são integradas e mobilizadas para atender às “necessidades e conveniências do sistema produtivo de bens e serviços, assumindo diferentes feições de acordo com a fase de desenvolvimento do tipo estrutural da sociedade”.

Para celebrar os 50 anos da publicação da obra, a União de Mulheres de São Paulo propôs a realização do Seminário Heleieth Saffioti – 50 Anos de “A Mulher Na Sociedade De Classes: Mito E Realidade”, que conta com a co-organização da Editora Expressão Popular e o mandato da vereadora Juliana Cardoso.

O seminário acontecerá no dia 19 de novembro (terça-feira), das 14h às 18h, e será composto de uma breve mesa de abertura seguida de um debate entre pesquisadoras e militantes. Dentre essas, algumas conviveram com Heleieth ao longo de sua vida.

Confira a lista de convidadas já confirmadas (por ordem alfabética):
 

– Amelinha Telles – União de Mulheres de São Paulo

– Eleonora Menicucci – Ex-Ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres

– Juliana Cardoso – Vereadora PT/SP

– Renata Gonçalves – Professora e Coordenadora Núcleo de Estudos Heleith Safiotti da Universidade Federal de São Paulo

– Rosalina SantaCruz – pesquisadora e ex-orientanda de Heleieth Saffioti

– Tainã Gois – advogada e militante, co-fundadora da Rede Feminista de Juristas, mestranda pela Faculdade de Direito da USP, pesquisadora do Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital – GPTC/USP

– Vera Vieira – diretora executiva da associação mulheres pela paz. Coordena projetos voltados para a violência de gênero, incluindo violência doméstica, violência sexual e tráfico de mulheres e meninas.

Após a realização do Seminário, convidamos todas para confraternização que será realizada, das 19 às 21h, na sede da Editora Expressão Popular, na Rua Abolição, 201, próxima à Câmara Municipal de São Paulo.

 

Confira a programação da confraternização na Expressão Popular:                          
   
19h00 – recepção e mística

19h10 – Abertura:
– Editora Expressão Popular com Bete Simão;
– União de Mulheres com Amelinha Teles;
– Mandato da Vereadora Juliana Cardoso (PT/SP).

19h45 – Atividade cultural: Vivência de Xequerês com Inaiá Araújo

0h30 – Comemoração com bolo de 50 anos e Sorteio de kits Heleieth Saffioti
Em ambos os eventos a entrada será gratuita.
 

Acompanhe a atividade no evento.  

Faça sua inscrição pelo link 
 

Seminário Heleieth Safifoti – 50 Anos da Obra “A Mulher Na Sociedade De Classes: Mito E Realidade”

Dia 19 de Novembro, das 14h às 18h, na Câmara Municipal de São Paulo – Viaduto Jacareí, 100, Sala Prestes Maia                     
                                                                 
Confraternização, das 19 às 21h, na Livraria Expressão Popular, Rua Abolição, 201 – Bela Vista – próximo à Câmara Municipal.