José Dirceu visita acampamento Marielle Vive (SP) e se soma ao Plano Nacional de plantio de árvores do MST

Em visita ao acampamento, Dirceu participou do almoço coletivo, fez uma análise da conjuntura e plantou uma muda de árvore
José Dirceu foi recebido com produtos da Reforma Agrária / Foto: Coletivo de comunicação do Marielle Vive/SP

Por Coletivo de comunicação do Marielle Vive/SP

As famílias Sem Terra do acampamento Marielle Vive, em Valinhos (SP), receberam, nesta quinta-feira (23), a visita de José Dirceu, membro fundador do Partido dos Trabalhadores, combatente da ditadura militar, ex-deputado federal e Ministro da Casa Civil durante o governo do presidente Lula.

A visita de José Dirceu contou com passeio pela horta mandala, que contém uma grande diversidade de produtos agroecológicos. Além disso teve muita animação com a batucada popular, a feira da reforma agrária, a recepção do coletivo de mulheres “As Marielles”, o almoço coletivo e uma boa prosa sobre a atual conjuntura.

Durante análise de conjuntura José Dirceu destacou a importância do trabalho de base / Foto: Coletivo de comunicação do Marielle Vive/SP

Em sua análise, José Dirceu discorreu sobre a desigualdade social, trabalho de base e a união dos setores progressistas. Segundo ele “Tudo que vem de baixo pra cima perdura, o que vem de cima pra baixo não dura, e eu aprendo muito quando venho aos acampamentos, aos assentamentos. Não basta só as eleições, temos que ter força popular depois delas para mudar, para transformar”.

Ao final, com o plantio de uma muda de flamboyant, José Dirceu se uniu aos acampados no fortalecimento do Plano Nacional “Plantar árvores, produzir alimentos saudáveis”, construído pelo MST como resposta aos crimes ambientais da Vale e do governo Bolsonaro.

*Editado por Yuri Simeon