Coronavírus faz sua primeira vítima em área de Reforma Agrária no Espírito Santo

Nota de pesar do Movimento Sem Terra no Espírito Santo

Da Página do MST

Homenagem a Dayane Japonês Galvão. Foto: Arquivo pessoal

É como muita tristeza que perdemos nossa jovem companheira Dayane Japonês Galvão, de 25 anos, que morava no assentamento Piranema, em Fundão-ES. Ela foi diagnosticada com coronavírus, estava grávida e teve que ser internada. A criança, apesar de estar em observação, passa bem. Ela teria sido contaminada pelo esposo, que é funcionário de um frigorífico, localizado no município de Fundão.

Outros dois membros da família também estavam infectados e mantém isolamento social.

É um momento muito difícil em que não podemos nem enterrar nossos mortos, dar o abraço carinhoso à família. Estamos em distanciamento, porém seguimos juntos no combate ao vírus e à todas as opressões que vivemos nestes tempos.

Precisamos reafirmar nossa defesa da vida, de condições de vida e trabalho dignas para o povo do campo. Não é uma gripezinha, por isso, seguiremos reforçando os cuidados cotidianos.

Também precisamos seguir produzindo alimentos saudáveis e, mesmo cultivando a terra, cuidando e exigindo políticas públicas para o campo, bem como o fortalecimento do SUS.

Por você, Dayane, nosso compromisso de seguir lutando por um mundo melhor para que Ágatha Letícia e todas as crianças “cantem livres sobre os muros”, como poetiza Taiguara.

À família, amigas/os e assentadas/os, nosso mais profundo sentimento de solidariedade. Desejamos força.

DIREÇÃO ESTADUAL DO MST-ES

*Editado por Fernanda Alcântara