Em Alagoas, Juventude do MST lança campanha em defesa da Educação do Campo

Ação faz parte da Jornada Nacional da Juventude Sem Terra

Campanha Ocupar, Resistir e Educar

Por Gustavo Marinho
Da Página do MST

Como parte da 11ª Jornada Nacional da Juventude Sem Terra, os jovens dos acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária de Alagoas lançam a campanha “Ocupar, Resistir e Educar”. A campanha que tem como principal bandeira a defesa da educação do campo, pretende mobilizar uma série de ações na luta pela educação nos próximos meses.

O lançamento oficial ocorre na tarde de hoje (12), em um bate-papo transmitido ao vivo pela página do MST Alagoas no Facebook. O debate com o tema “A luta em defesa da educação do campo em Alagoas”, acontece a partir das 16 horas e conta com a presença da professora Sara Jane Cerqueira, da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e integrante do Fórum Permanente de Educação do Campo de Alagoas (FEPEC), da educadora e membro do Setor de Educação do MST, Marcela Nunes, além de Aline Oliveira e Lucas Nunes, do Coletivo de Juventude do MST em Alagoas.

De acordo com Aline Oliveira, que também integra a coordenação da campanha “Ocupar, Resistir e Educar”, a principal metodologia nos próximos meses será a coleta de assinatura nos municípios em defesa da educação do campo.

“Em todos os nossos territórios de Reforma Agrária teremos jovens mobilizados permanentemente na construção de um amplo abaixo-assinado que paute melhorias para a educação nos municípios onde moramos, dialogando com a defesa mais ampla da educação para aqueles e aquelas que vivem nas áreas rurais”, explicou Aline.

O objetivo é coletar assinaturas em todas as áreas de Reforma Agrária, mas também junto aos parceiros e apoiadores da Educação do Campo nas cidades. “Nossa perspectiva é construir um grande mutirão de debate e atividades em torno da Educação do Campo, tendo a Juventude Sem Terra como impulsionadores, mas que possa abraçar o conjunto da sociedade que entende a importância o papel da defesa de uma educação pública, de qualidade e gratuita”, comentou.

Ainda como parte da campanha, Aline destacou a importância do protagonismo da juventude camponesa nesse processo. “Seremos um verdadeiro time de defensores e defensoras da educação do campo. Um time responsável por posicionar nossa bandeira de luta em defesa da educação e que, a partir desse processo, seja capaz de mobilizar os territórios nos desdobramentos da campanha, articulado com as lutas gerais do momento que vive o país”. 

*Editado por Fernanda Alcântara