Chocolate com aroma da Mata Atlântica: florais, frutais e amadeirados

A produção do cacau em sistema agroflorestal agrega valores únicos ao fruto e seus derivados, ao mesmo tempo em que preserva a biodiversidade da matas da região
Foto: Divulgação chocolate Terra Vista

Por Lays Furtado
Da Página do MST

Para Sálvio Santos, professor técnico em agroecologia e cacauicultor no assentamento Terra Vista, o trabalho de recuperação das lavouras da região trouxe uma nova visão, mais ampla de recuperação da sustentabilidade produtiva do cacau para as(os) assentadas(os). Atualmente há 400 mil hectares de cacau, com a implantação de 200 mil hectares em sistema agroflorestal e recuperação dos outros 200 mil hectares em sistema de Cacau Cabruca.

As inovações resultantes da experiência na produção local beneficiaram não só o assentamento em si, mas foram se expandindo na região Nordeste, por meio de formações, mutirões e parcerias com organizações, instituições, professoras(es) e estudantes ligados à agroecologia.

Mutirão de plantio de mudas de cacau. Foto: Acervo MST/BA

“Nós temos um trabalho desenvolvido em várias dessas comunidades. O MST foi um dos pilares dessas ações que é o assentamento Terra Vista aqui, junto com o Rio Aliança em Arataca, e os acampamentos aqui perto também. E começou a desenvolver um projeto com uma visão de recuperação da lavoura cacaueira, que se encontra muito defasada em toda a região”, assinala Sálvio.

O trabalho é realizado em conjunto com a Teia de Agroecologia, Cooperativa de Produtores Orgânicos do Sul da Bahia (Instituto Cabruca), MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), MLT (Movimento de luta pela Terra) e várias outras entidades de lutas dos povos tradicionais da terra.

Foto: Acervo MST/BA

“Começamos a juntar o pessoal dos Pataxó, os Tupinambá. Todo mundo pra começar dividir a tecnologia aprimorada”, comenta Sálvio.

Especialista no tema, Sálvio ressalta que com as técnicas desenvolvidas a partir da produção do manejo agroflorestal de Cacau Cabruca puderam realizar o melhoramento do aspecto produtivo da planta. Antes obtinham os frutos da colheita entre 3 à 3,5 anos e, após a manipulação com enxerto e outras técnicas de cultivo, puderam colher o plantio em 2 anos.

É a Ciência que sai da prática do assentamento para as universidades e centros de pesquisa em agroecologia e inovação cacaueira.

Essa é mais uma reportagem sobre a cadeia produtiva do cacau, que integra a série de reportagens sobre as principais cadeias produtivas do Nordeste. Acompanhe!