Diplomacia desastrosa do Brasil e falta de insumos da vacina, no Tempero da Notícia

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record. Foto: Vanessa Nicolav

Por Marina Duarte de Souza
Do Brasil de Fato

“O Brasil tem médicos, tem fábricas de vacina, tem sistema público de saúde, mas falta governo”. Essa é a análise feita pelo jornalista Rodrigo Vianna sobre o por quê do atraso na produção do imunizante contra a covid-19 no país.

A “diplomacia desastrosa de Bolsonaro”, que colocou o Brasil no fim da fila da entrega dos insumos da vacina pela Índia e China, está entre os temas desta edição do programa Tempero da Notícia, produzido pelo Brasil de Fato. Assista no link abaixo:

Receita da Semana inclui ainda novas ameaças autoritárias dos militares do governo e do procurador-geral da República, Augusto Aras, ao mesmo tempo, em que cresce o movimento pelo impeachment de Jair Bolsonaro (sem partido). 

Veja também: Carreatas em todo o Brasil neste sábado pedem impeachment de Bolsonaro
 
“É curioso que isso [autoritarismo] acontece no momento em que Bolsonaro se isola ainda mais no mundo, perde o seu principal aliado, Donald Trump“, comenta Vianna.

Sobre os Estados Unidos, o adeus ao agora ex-presidente estadunidense e a posse do democrata Joe Biden. Na opinião de Vianna, Biden deve continuar defendendo os interesses do império e ameaçando a América Latina, mas sua eleição “significa a derrota do projeto ultradireitista de Trump e do presidente brasileiro”.

“Isso abre ainda mais a margem para que a gente pressione e tire o Bolsonaro do poder, porque ele ameaça a democracia e a vida dos brasileiros”, avalia.

As relações internacionais continuam esquentando a pauta do programa com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que vai para a Panela de Pressão depois das declarações contra a China e Índia, que agora impactam na imunização dos brasileiros.

Saiba mais: A crise sanitária no Amazonas e sua evitabilidade

Cafezinho vai para as duas mulheres, que representam os sentimentos de “esperança e indignação” desta semana, a enfermeira Mônica Calazans, que foi a primeira brasileira vacinada e defendeu o Sistema Único de Saúde (SUS), e para a pneumologista Margareth Dalcomo, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que, ao receber um prêmio, denunciou que “não há nada que possa justificar a falta de insumos para vacinas” a não ser a “incompetência diplomática do Brasil”.

O programa vai ao ar todo sábado, às 11h, no canal do Youtube. Com duração de 12 minutos, o Tempero da Notícia também é veiculado pela TVT em dois horários: às 10h45 aos sábados e 17h45 aos domingos. São Paulo pode acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários de sábado e domingo. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: Leandro Melito e Douglas Matos/Brasil de Fato