Alimentação Escolar

ÓAÊ lança Campanha para estudantes expressarem sobre a situação da alimentação escolar no país

A Campanha #ContaPraGente Estudante vai analisar a opinião dos alunos e alunas da rede pública brasileira para saber se o direito à alimentação escolar de qualidade está sendo garantido, antes e durante a pandemia

Do Observatório da Alimentação Escolar (ÓAÊ)

Como está sendo distribuída a alimentação escolar aos estudantes? Antes do fechamento das escolas, os alunos e alunas da rede pública consumiam alimentos saudáveis e de qualidade? Com que frequência? Essas são algumas das questões levantadas pela “Campanha Conta Pra Gente Estudante” voltada aos alunos e alunas de escolas públicas de todo o Brasil. 

A ser lançada dia 15 de junho pelo Observatório da Alimentação Escolar, a iniciativa acontece pela primeira vez no país e tem o objetivo de fortalecer a consciência sobre o direito humano à alimentação escolar e o conhecimento sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de aumentar o espaço de diálogo com estudantes para que eles possam relatar como está a alimentação escolar em seus Estados e municípios, contribuindo assim para um maior engajamento dos estudantes na defesa do Programa, que se encontra atualmente sob forte ameaça no Congresso Nacional.

Esta primeira fase da Campanha pretende ampliar a escuta a esses estudantes. Por isso, a iniciativa disponibiliza até dia 8 de julho um questionário aos alunos, a partir dos 12 anos da rede pública, para que possam relatar a situação do direito à alimentação escolar em suas escolas. As perguntas visam mapear a realidade de todo o Brasil, trazendo inclusive um olhar sobre questões de raça e gênero. Após essa fase, os dados serão analisados e utilizados como subsídio para futuras ações em prol da garantia do direito à alimentação escolar. 

“Sabemos que há um enorme abismo entre o que são as diretrizes do programa, por uma alimentação adequada e saudável, e o que de fato acontece nas escolas, ainda mais neste momento de pandemia e de carestia do preço dos alimentos. Por isso queremos ouvir os/as estudantes, e mais do que isso, engajá-los nas defesa dessa tão importante política”, afirma Mariana Santarelli, coordenadora do Observatório da Alimentação Escolar.


Sobre o Observatório da Alimentação Escolar

O Observatório da Alimentação Escolar (ÓAÊ) é resultado de uma ação conjunta entre organizações da sociedade civil e movimentos sociais para monitorar e mobilizar a sociedade sobre a importância do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Seu objetivo é ampliar a escuta, as narrativas e o diálogo com estudantes e suas famílias, agricultoras e agricultores familiares, além de membros de conselhos que atuam com a alimentação escolar, para incidir de forma coletiva na defesa deste programa.