Nota de falecimento
MST São Paulo se despede de um grande companheiro: Luiz Ruas da Silva
Luiz Ruas da Silva sempre foi uma presença alegre por onde passou. Um brincante, não hesitava em provocar o riso, atiçar as crianças e espantar a tristeza. Guardião da cultura camponesa, foi Folião de Reis e violeiro. Todo ano, desde os tempos do acampamento, percorria as casas dos Assentamentos Reunidas e Dandara, junto com a Companhia de Reis, levando mensagens de esperança, alegria e paz.Nos últimos anos, um dos netos também o acompanhou na folia. Chegou a se apresentar com o grupo, na Feira da Reforma Agrária, em São Paulo.
Com sua companheira Lourdes, sempre cantou as mais belas modas de viola. Afinadíssimos, foram presença certa das melhores festas da comunidade. Um eterno apaixonado, encontrou em Dona Lourdes o cuidado, o zelo e o carinho nos piores momentos!
Chegou a formar uma dupla sertaneja, Lisael e Ruanito, e por alguns anos se apresentou na rádio de Promissão e em eventos. Mas, era mesmo um camponês. Um Agricultor, que um dia decidiu lutar pelo sonho de conquistar a terra e partiu, com sua companheira e filhos para o acampamento… Companheiro de marchas, de lutas e causos de Luiz Beltrame de Castro, visitante frequente de sua casa por décadas, sempre acreditou na Reforma Agrária e amou, profundamente, seu pedacinho de chão, seus bichos, sua família e amigos.
Foi militante do Movimento na regional de Promissão. Contribuiu no setor de comunicação e cultura, atuou na rádio camponesa no Assentamento Reunidas, na agrovila de Campinas, onde mora a família. Sua casa sempre foi ponto de referência para a militância, sempre recebida com alegria e carinho, por ele e Dona Lordes. Um exemplo de militante, daqueles que conseguem ver coisas que a conjuntura não mostra, soube brincar pelo mundo, compartilhando e até derramando e as “bonitezas” que saem do coração.
Deixa muita saudade. Será lembrado por ter feito o mundo mais bonito e por mostrar que a luta pode ser dura, mas que seja feita com ternura e muita música!
Luiz Ruas Da Silva, presente, presente, presente!
Direção Regional MST Promissão, São Paulo
*Editado por: Nieves Rodrigues