Nota de falecimento

MST São Paulo se despede de um grande companheiro: Luiz Ruas da Silva

Comunicador e Violeiro histórico do MST em São Paulo nos deixa nesta sexta-feira (30) com um legado de ternura e alegria na luta.
Luiz Ruas da Silva. Foto: Arquivo pessoal.

Luiz Ruas da Silva sempre foi uma presença alegre por onde passou. Um brincante, não hesitava em provocar o riso, atiçar as crianças e espantar a tristeza. Guardião da cultura camponesa, foi Folião de Reis e violeiro. Todo ano, desde os tempos do acampamento, percorria as casas dos Assentamentos Reunidas e Dandara, junto com a Companhia de Reis, levando mensagens de esperança, alegria e paz.Nos últimos anos, um dos netos também o acompanhou na folia. Chegou a se apresentar com o grupo, na Feira da Reforma Agrária, em São Paulo.

Luiz e sua companheira Lurdes. Foto: Arquivo Pessoal

Com sua companheira Lourdes, sempre cantou as mais belas modas de viola. Afinadíssimos, foram presença certa das melhores festas da comunidade. Um eterno apaixonado, encontrou em Dona Lourdes o cuidado, o zelo e o carinho nos piores momentos!

Chegou a formar uma dupla sertaneja, Lisael e Ruanito, e por alguns anos se apresentou na rádio de Promissão e em eventos. Mas, era mesmo um camponês. Um Agricultor, que um dia decidiu lutar pelo sonho de conquistar a terra e partiu, com sua companheira e filhos para o acampamento… Companheiro de marchas, de lutas e causos de Luiz Beltrame de Castro, visitante frequente de sua casa por décadas, sempre acreditou na Reforma Agrária e amou, profundamente, seu pedacinho de chão, seus bichos, sua família e amigos.

Luiz (segundo a partir da esquerda) com o então senador Eduardo Suplicy e companheiros do MST durante a Marcha Nacional por Reforma Agrária (2005). Foto: Acervo MST
Luiz (ao centro) no Encontro Nacional de Violeiros, em Ribeirão Preto. Foto: Camila Bonassa.


Foi militante do Movimento na regional de Promissão. Contribuiu no setor de comunicação e cultura, atuou na rádio camponesa no Assentamento Reunidas, na agrovila de Campinas, onde mora a família. Sua casa sempre foi ponto de referência para a militância, sempre recebida com alegria e carinho, por ele e Dona Lordes. Um exemplo de militante, daqueles que conseguem ver coisas que a conjuntura não mostra, soube brincar pelo mundo, compartilhando e até derramando e as “bonitezas” que saem do coração.

Deixa muita saudade. Será lembrado por ter feito o mundo mais bonito e por mostrar que a luta pode ser dura, mas que seja feita com ternura e muita música!

Luiz Ruas Da Silva, presente, presente, presente!

Direção Regional MST Promissão, São Paulo

*Editado por: Nieves Rodrigues