Nota

Wagner Gomes, presente! Lutador da classe trabalhadora

MST presta solidariedade à família e amigos do sindicalista

Quem luta pela união da classe trabalhadora sempre será amigo(a) do MST e jamais será apagado de nossa história.

O MST presta solidariedade à família e amigos(as) do companheiro Wagner Gomes, que faleceu nesta terça-feira, 10 de agosto de 2021, vítima de um ataque cardíaco fulminante.

A partida inesperada do, até então, secretário-geral da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), causou profundo pesar em toda militância que conheceu a trajetória de Wagner. Ele foi um sindicalista muito querido e respeitado por todo o conjunto de movimentos de trabalhadores(as) e sindicais do Brasil.

Wagner Gomes nasceu em Araçatuba, em 1957, e foi para São Paulo em 1970. A partir de então, foi operador de trens do Metrô em São Paulo, e se tornou presidente do sindicato dos metroviários de 1989 a 1995, retomando ao cargo entre 2009 a 2011.

Ao longo de sua trajetória, Wagner se destacou como o primeiro presidente da CTB, eleito no congresso de fundação da entidade, em 2007, e reeleito no segundo congresso em 2009. Destacou-se também na política como membro da Direção Nacional do PCdoB. E como candidato ao Senado por São Paulo em conjunto a Aloisio Mercadante, com votação aclamada.

Dessa forma, o companheiro Wagner parte, mas permanece em nossa memória como grande guerreiro da classe trabalhadora.

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST