Sem Terrinha

Vacina no braço, comida no prato: Sem Terrinha se imunizam e plantam árvores frutíferas

Ação em Itaberá (SP) distribui mudas de árvores frutíferas nativa para crianças que se vacinam
Crianças do assentamento Pirituba, localizado em Itaberá (SP). Foto: Rádio Camponesa

Por Rádio Camponesa
Da Página do MST

As crianças do assentamento Pirituba, localizado em Itaberá (SP), iniciaram na última terça-feira (25) o processo de imunização contra a Covid-19. Ao receberem a vacina, assim como as demais crianças do município, os Sem Terrinha ganharam uma muda de árvore frutífera nativa para plantarem em suas casas.

A iniciativa partiu da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Saúde do município. O objetivo é que o momento da vacinação se tornasse especial para as crianças itaberaenses, como explica Francine Almeida, Secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

“A ideia surgiu para as crianças pudessem guardar desse momento mais do que uma recordação. As árvores simbolizam a vida e, assim como as crianças, elas são garantia do futuro da humanidade, um futuro que nós devemos plantar, mais saudável, mais verde, mais sustentável. Então como forma de agradar essas crianças e de oferecer a elas algo que poderá crescer com elas, pra nós é muito gratificante”.

Maria Sophia, filha e neta de assentados na Agrovila 3, sabe muito bem da importância da vacina e também de cuidar do meio ambiente. “Eu acho que é muito importante a vacinação contra a Covid-19 porque reduz o risco de Covid com estado grave nas crianças. É mentira que a vacina faz mal, desde bebê tomamos vacina que nos livram de doenças. Nossa carteirinha de vacina é nosso documento e prova que a ciência salva vidas. Eu tomei a vacina hoje e não senti nada, só a dor da picadinha. E eu ganhei uma árvore frutífera de araçá que eu vou plantar amanhã e ganhei um pirulito também”.

Para que as crianças que não têm espaço para plantar não fiquem de fora da proposta, o município destinou áreas verdes para o plantio das mudas. De acordo com Francine, a ideia é que as famílias também se envolvam no processo. 

“As famílias podem fazer desse momento um momento gostoso, um momento para que a criança aprenda um pouco mais sobre a educação ambiental, sobre a importância da gente plantar e preservar, e do quão rica e valiosa é a oportunidade de ser vacinada contra a Covid-19”.

A vacina no braço trouxe expectativas para a pequena Maria Sophia e ela faz um chamado à mães, pais e responsáveis para que levem as crianças para serem imunizadas. “Levem seus filhos para vacinar. É direito de todos. As crianças precisam estar vacinadas para voltar às aulas nas escolas. E eu quero ter uma vida normal, que possa abraçar meus amigos e nunca mais usar máscara”.
Na tarde desta quarta-feira (26), os sem terrinha do Assentamento Pirituba iniciaram os plantios das mudas nos territórios, fortalecendo o “Plano Nacional Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis”, com o qual o MST pretende plantar 100 milhões de árvores em todo o país no período de 10 anos.

*Editado por Fernanda Alcântara