Jornada de Lutas

Trabalhadores Rurais Sem Terra iniciam marcha por Terra, Teto e Pão

Mais de 3 mil Sem Terras marcham de Feira de Santana até Salvador por Reforma Agrária na Bahia
Foto: MST na Bahia

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

O MST mais uma vez pinta de vermelho as ruas e rodovias do estado da Bahia. Cerca de 3.000 camponeses do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra iniciam a Marcha Estadual pela Reforma Agrária, com o lema “Reforma Agrária Popular, por Terra, Teto e Pão“.

Os agricultores rurais seguem em marcha de Feira de Santana a Salvador em diálogo com a sociedade, denunciando a paralisação da reforma agrária, o aumento da violência no campo, e sobretudo o retorno do Brasil ao mapa da fome. A marcha, além de um espaço místico, é uma ferramenta de suma importância para construção de novos processos de formação, diálogo e fortalecimento da classe trabalhadora. A marcha teve início nesta segunda-feira (11) e segue até o dia 19 de abril.

De acordo com Lucineia Durães, da direção nacional do MST na Bahia, após dois anos sem realizar a marcha, “Estamos aqui para denunciar a violência no campo, denunciar a paralisação da reforma agrária que por si só é uma violência, esse país que tem as maiores concentrações de terra do mundo, e hoje mais de 19 milhões de pessoas passam fome”.

Com todos caminhando na mesma direção, o MST convida a sociedade baiana para continuar engrossando as fileiras da luta e da rebeldia, e seguir juntos na construção de um projeto de vida e de liberdade. “Vamos marchar de Feira de Santana a Salvador, para dizer a população que assumimos a responsabilidade de produzir alimento saudável, na luta contínua para a concretização da reforma agrária popular, e que possamos estabelecer a democracia em nosso país”. Conclui Durães.

Atividades em marcha

Foto: MST na Bahia

Estão previstas atividades de solidariedade, plantio de árvores e a denúncia contra o modelo de produção do agronegócio, além disso, o Movimento prevê a realização de processos de formação e debates em torno da conjuntura durante a realização da marcha.