Solidariedade Sem Terra

Movimentos sociais realizam Mobilização Nacional Contra a Fome e a Sede neste sábado (3/9)

Para o MST, dia será marcado por articulações com as cozinhas solidárias, doação de marmitas e alimentos em todo o país
Foto: MST em Alagoas

Da Página do MST

Na preparação para o 28º Grito dos Excluídos, a Frente Nacional Contra a Fome e a Sede (FNCFS) estará realizando no próximo sábado (3/9) um Dia de Mobilização Nacional em vários estados do país. Serão organizadas diversas ações ligadas à área de alimentação, junto à sociedade civil, trazendo o mote do voto consciente no combate à fome, à pobreza e à falta de acesso à água no Brasil.

A temática faz parte da campanha Eu Voto Contra a Fome e a Sede, que vem sendo mobilizada por diversas organizações e diversos movimentos sociais que integram a FNCFS, entre elas, o Movimento Sem Terra, por meio dos Comitês Populares e outras iniciativas voltadas para as Eleições 2022. Dentre as intervenções políticas da campanha, está a sua Carta Compromisso que convoca candidaturas a todos os cargos da disputa eleitoral a se somarem com a luta por Soberania Alimentar.

Para o MST, esse dia de mobilizações será marcado por articulações e produção de alimentos nas mais de 40 cozinhas solidárias que o Movimento ajuda a construir, doação de marmitas e alimentos nos grandes centros urbanos e periféricos.

A solidariedade não é uma novidade para os Sem Terra. Durante a pandemia, o MST já doou mais de 7 mil toneladas de alimentos, 2 milhões de marmitas em todo o país e formou mais de 2 mil agentes populares em saúde do campo. O Movimento pretende mobilizar a militância Sem Terra e as famílias acampadas e assentadas, em um importante esquenta para o 28º Grito dos/as Excluídos/as.

O Grito está estruturado sob o eixo “Brasil: 200 anos de (In)dependência. Para quem?” e tem como objetivo é reverberar a voz dos que não foram incorporados a esse Brasil considerado independente. Com o tema permanente “Vida em primeiro lugar”, o Grito tem marchas previstas em todo o país.  

Encontro em São Paulo

Com a finalidade de seguir firmes, articulados, animados e de mãos dadas na luta contra à fome, o MST, junto a Campanha “Gente é pra Brilhar, não pra Morrer de Fome” e a Frente Nacional contra a Fome e Sede, realizam no domingo (4/9) o Encontro das Ações de Solidariedade de São Paulo. A ideia do espaço é discutir os Desafios da luta contra a fome no nosso país.

*Editado por Fernanda Alcântara